Ode à subversão

Ode à subversão

Por Caputino Quaresma

Uma das maiores utopias vivenciadas na nossa historia recente: a contracultura, termo utilizado pela mídia e adotado por cientistas posteriormente, foi um movimento de contestação e descontentamento, um movimento de revolta contra o Sistema e a sociedade ocidental, tecnocrática e consumista como um todo. Foi a consolidação do poder jovem, na qual foram exploradas novas formas de se expressar e se fazer política. Uma época na qual a juventude se firmou como uma classe social ativa e operante, criando a separação e oposição entre o jovem e o não-jovem.

Uma guerra ideológica, a procura por espaço e por valores diferentes à sociedade ocidental, a contracultura ocorreu primeiramente nos Estados Unidos, nos anos 50 por razões especiais criadas no seio dessa sociedade, com os poetas boêmios da geração Beat, partindo depois pela Europa e depois para o resto do mundo. Descobriu-se o misticismo, a vida em comunidades alternativas, a leitura de autores que até então eram esquecidos nas universidades – Nietzsche, por exemplo, a música e o comportamento como forma de protesto, na busca pelo sensorial contra a razão e os métodos científicos tecnocráticos, foram revistos o papel dos negros e das minorias culturais dentro da sociedade. Buscou-se toda uma avalanche de coisas que culminaram no movimento hippie, na criação do movimento estudantil, na abertura para novos movimentos religiosos, etc.

Enfim, esta coluna de jornal é pequena para se falar destes anos loucos, onde imperou a juventude ávida por sentir, viver, ouvir e ser ouvida, embalados por muito sexo, drogas e rock’n’roll na luta contra o Sistema opressor, o american way of life, a tecnocracia, o consumismo daqueles anos.

Resta apenas dizer que a contracultura, enquanto processo histórico, foi um movimento de revolta, contestação e busca por identidade, que durou dos anos 50 até final dos anos 70, perdendo sua força no começo dos anos 80. Mas que, enquanto estado de espírito, ainda é sentida nos dias de hoje pela nova juventude que se formou e que ainda procura sua identidade pelos undergrounds subversivos da sociedade. Subversivos de todo o mundo uni-vos!