Autor: João paulo Nascimento de Souza     

Data: 30/08/2024

Descrição: Esse estudo tem como objetivo analisarmos a quantidade de guerras, conflitos e eventos onde Israel esteve envolvido no passado e ainda no presente e uma estimativa aproximada da quantidade de seres humanos que perderam suas vidas ao longo dos séculos mediante à tantas disputas e afrontas entre si. Observe que o texto foca apenas o envolvimento direto de Israel, agora, imagine, os números de outros povos e nações com suas próprias guerras e conflitos entre si, desde a criação do homem.

 

Conflitos de Israel: Motivos, Números e Povos Envolvidos

 

Os conflitos envolvendo Israel têm raízes profundas e complexas que se estendem desde os eventos bíblicos antigos até os confrontos modernos. Estes conflitos resultam de uma combinação de fatores religiosos, territoriais, políticos e de defesa. A seguir, apresento um panorama dos principais conflitos, os povos envolvidos, estimativas de mortos e os motivos subjacentes.

 

Conflitos Bíblicos e Históricos

 

1. Conquista de Canaã (Século XIII a.C.)

 

Motivos: A conquista de Canaã foi impulsionada pela promessa divina a Abraão e a necessidade de estabelecer domínio sobre a terra prometida. Os israelitas, sob a liderança de Josué, enfrentaram os povos cananeus que habitavam a região.

Povos Envolvidos: Cidades e povos cananeus, incluindo Jericó, Ai, jebuseus, queneus, ferezeus e amalequitas.

Estimativa de Mortos: Dezenas de milhares. As Escrituras relatam a destruição de várias cidades e a matança de seus habitantes.

 

2. Guerra Contra os Midianitas (Século XIII a.C.)

 

Motivos: Os midianitas atacaram os israelitas, levando a uma retaliação sob a liderança de Moisés.

Povos Envolvidos: Midianitas.

Estimativa de Mortos: Possivelmente na casa dos milhares, com todos os homens midianitas mortos e mulheres e crianças capturadas.

 

3. Período dos Juízes (Século XII a.C. - Século XI a.C.)

 

Motivos: Defesa contra invasões e conflitos internos entre as tribos israelitas.

Povos Envolvidos: Filisteus, amonitas, moabitas e outros.

Estimativa de Mortos: Vários milhares, com eventos notáveis como a derrota de 120.000 midianitas por Gideão e a guerra civil contra Benjamim.

 

4. Reinado de Saul, Davi e Salomão (Século XI a.C. - Século X a.C.)

 

Motivos: Expansão territorial e consolidação do reino.

Povos Envolvidos: Filisteus, edomitas, amonitas, moabitas e outros povos vizinhos.

Estimativa de Mortos: Dezenas de milhares, com várias campanhas militares e batalhas documentadas.

5. Cerco de Jerusalém por Senaqueribe (701 a.C.)

 

Motivos: Expansão territorial da Assíria e tentativa de subjugação de Jerusalém.

Povos Envolvidos: Assírios.

Estimativa de Mortos: 185.000 soldados assírios foram mortos durante o cerco, conforme relato bíblico.

 

6. Extermínio de Povos Cananeus

 

Motivos: Conquista de Canaã e eliminação de grupos que não se submeteram ao domínio israelita.

Povos Envolvidos: Jebuseus, queneus, ferezeus, amalequitas e outros.

Estimativa de Mortos: Dezenas de milhares, com a destruição de várias cidades e a eliminação de povos.

 

7. Afogamento dos Egípcios no Mar Vermelho (Século XIII a.C.)

 

Motivos: O faraó egípcio perseguiu os israelitas após sua libertação do Egito, levando ao evento milagroso de atravessar o Mar Vermelho.

Povos Envolvidos: Egípcios sob o comando do faraó.

Estimativa de Mortos: Estima-se que centenas de milhares de egípcios, incluindo soldados e tropas, foram afogados quando as águas do mar retornaram após a passagem dos israelitas.

 

Conflitos Modernos

 

1. Guerra de Independência de Israel (1948-1949)

 

Motivos: Estabelecimento do Estado de Israel e resistência dos países árabes vizinhos.

Povos Envolvidos: Israel, Egito, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque e outros países árabes.

Estimativa de Mortos: Vários milhares, incluindo civis e militares de ambos os lados.

 

2. Conflito Israel-Palestina

 

Motivos: Disputa territorial e direitos nacionais, busca por um Estado palestino independente.

Povos Envolvidos: Israel, grupos palestinos como o Hamas e a Autoridade Palestina, além de países árabes e internacionais.

Estimativa de Mortos: Varia amplamente dependendo da escalada do conflito. Em operações militares como "Margem Protetora" e "Pilar de Defesa", os números de mortos podem atingir milhares.

 

3. Conflitos e Guerra com o Hamas

 

Motivos: Conflitos recorrentes envolvendo ataques e represálias, segurança e controle territorial.

Povos Envolvidos: Israel, Hamas e grupos militantes palestinos.

Estimativa de Mortos: Variável, com milhares de mortos em períodos intensos de confronto, incluindo civis e combatentes.

 

Conclusão

 

Os conflitos que envolvem Israel são moldados por uma combinação de fatores históricos, religiosos, políticos e de defesa. Desde as batalhas descritas na Bíblia até os desafios modernos com o Hamas e outras entidades, a trajetória dos conflitos de Israel ilustra a complexidade das disputas territoriais e de segurança na região. As estimativas de mortos variam amplamente, refletindo a profundidade e o impacto desses conflitos ao longo do tempo.

DengosoRock
Enviado por DengosoRock em 30/08/2024
Reeditado em 30/08/2024
Código do texto: T8140687
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.