Condutas de Saude.

Deut 11:8-12 " Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra que passais a possuir;

9 E para que prolongueis os dias na terra que o Senhor jurou dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel.

10 Porque a terra que passas a possuir não é como a terra do Egito, de onde saíste, em que semeavas a tua semente, e a regavas com o teu pé, como a uma horta.

11 Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas; ".

CUMPRIMENTAR A IGREJA E ORAR.

1- Deus planeou para nós um estilo de vida em que devíamos semear, as hortas e os frutos assim como grãos e oleaginosas deveriam ser a base de nossa alimentação. Gen 1:29 " 29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento."

Sabemos que na comunidade de vegans existente nos EUA em Loma Linda, tem o maior índice de longevidade pelo tipo de alimentação que estas pessoas optaram por seguir, o pesquisador Dan Buettner definiu Loma Linda como uma zona azul, devido à alta longevidade e às práticas adventistas de saúde e à dieta vegetariana. Este é o regime alimentar aprovado pelo Criador.

2- Deus guiou , como sabemos, um grupo de pessoas enorme pelo deserto por um tempo que nos assusta, 40 anos, eles se alimentaram quase exclusivamente de MANÃ, cerca de 3 milhões de pessoas , entre homens , mulheres e crianças, que diariamente se alimentavam dessas bolinhas que colhiam pela manhã. Fazendo as contas, em média, recolhiam mais de 1 milhão de kilos por dia, e isto todos os dias por 40 anos. Excecionalmente comeram codornizes em algum tempo. Foram feitas pesquisas em laboratório que atestaram que o maná tinha todos os nutrientes necessários á sobrevivência.

Cesar com quase 90 anos de nacionalidade Brasileira , levanta as quatro horas da manhã, faz sua leitura, medita em algum texto bíblico, canta dois hinos religiosos e faz oração; depois disso come um lanchinho leve e vai para a caminhada. Volta para casa, come frutas e cereais e, depois, se dirige à academia para fazer musculação. Faz muitos anos que ele frequenta a academia, e justifica o hábito: “A pessoa de idade tem que ter massa muscular. Com a musculação, fortaleço os braços e outros músculos. Com as caminhadas, fortaleço as pernas.” Em seguida ele cita: “Diz certo provérbio que quem não luta pelo futuro que quer, tem que aceitar o futuro que vier.” Hoje ele faz mais de 50 anos que pratica caminhada e exercícios, e diz se sentir “maravilhosamente bem”. Prova disso é que consegue fazer até 50 flexões! E aconselha: “Quem quiser começar, faça devagar no início. Faça cinco flexões.”

3- Segundo o relato bíblico, só após o diluvio o homem começou a ingerir carne, Gen,9:3 " Podem comer de todas animais vivos assim como verduras e plantas que vos dei, tudo isso fica á vossa disposição". O facto de a humanidade começar a ingerir carne, iniciou também um percurso degenerativo da qualidade de vida e saúde, mas Deus permitiu isso para diminuir a média de vida, a génese humana tinha, nessa altura, ainda a remanescência de ter comido da árvore da vida o que lhe conferia a sua longevidade. Os descendentes de Noé e contemporâneos Abraão viviam em média mais de 150 anos. Abraão mesmo viveu 175 anos.

4- Normas de saúde passavam por ingerir água, alimentar-se sadiamente, lavar o corpo e roupas com frequência, Lev 5: 2-3 , (ler),. Ao contrário com os hábitos dos povos mundanos e sem o conhecimento das condutas orientadas por deus e transcritas em Levítico e Deuteronómio, que até há bem pouco tempo era normal deixar os excrementos e esgotos a céu aberto. Já na época da saída do povo Hebreu do Egito lhes foi dada a seguinte orientação, Deut 23. 12-13, " Também terás um lugar fora do arraial, para onde sairás. E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o que defecaste" .

5- Por essas e outras é que o povo de Deus, sempre teve e deverá ter, uma conduta diferente de os demais, por isso nos é conferido, a quem assumir este estilo de vida, uma maior longevidade e saúde.

Não sejamos, no entanto, egoístas, até porque recebemos a ordem de , "levai a mensagem ao mundo".

6- Em suma; devemos, ou deveríamos ter, uma maior e melhor condição de saúde. ( História da amiga do Jerónimo....)

7- O que se entende por normas de saúde; Tomar água pela manhã, antes de almoçar, a meio da tarde e antes de dormir.

Caminhar sempre que possível descalço na areia húmida ou na relva do campo. Tem um efeito de desmagnetizar nosso corpo, hoje todo o ambiente está carregado de ondas de rádio... correto??, e mais, tem o efeito inverso, isto é, o contato dos pés descalços com a terra cria a oportunidade rara de carregar-mos o magnético da terra no nosso corpo que tem a polaridade positiva.

HISTÓRIA DOS CÃES COM ISOLANTE NAS PATAS E IMANS NOS POMBOS.

Está provado cientificamente que os canídeos se forem abandonados, ou se perderem a uma distância considerável de sua casa ele quase sempre regressa á origem. Pensavam as pessoas que eles farejavam o ar e tomavam o rumo de regresso, errado, é o magnético da terra que os orienta, foram colocadas almofadas de borracha em sua patas, durante o estudo, e eles pura e simplesmente não saíram do local onde estavam apenas rodeavam de um lado para o outro. Já bos pombos que fazem viagens de centenas de km quando deixados em provas, é de igual modo, colocaram um pequeno íman em suas cabeças e ficaram baralhados sem saírem do mesmo local.

8- Alimentação; devemos diversificar mais nossa alimentação, segredo: 1/2 de verdes, 1/4 de proteína e 1/4 de hidratos de carbono.

Temos muitos ativos que influenciam positivamente na reação dos oligoelementos no nosso corpo, assim como os químicos atuam também os princípios ativos de vários ingredientes preciosos na nossa alimentação, poderá em alguns casos não serem absolutamente agradáveis ou apetitosos.

9- Alho, cebola, abacaxi, uvas, limão, gengibre, etc. Tentemos substituir 50 % do sal por ervas aromáticas, e retirar por completo o leite animal e seus derivados de nossa base alimentar, assim como o açúcar refinado , substituir por frutas mel ou compotas. DE referir que o limão e a laranja contém altas concentrações de Polifenois que atuam no nosso organismo como antioxidantes, que naturalmente combatem os radicais livres de nossas células, evitando ou retardando o câncer.

10- Na medida possível confecionar os alimentos a vapor, reduzir os fritos e óleos polinsaturados, de preferência usar óleo de coco, organizar a ordem de ingerir nossas refeições, saladas e frutas em primeiro, alimentos cosidos em ultimo.

Não transformar frutas em sumo, altera a sua estrutura molecular, absorvemos os açucares e rejeitamos as vitaminas, abordemos os sumariamente os refrigerantes , café, chá preto, anabolizantes, etc, por cada copo de refrigerante teremos que compensar com 32 copos de água.

11- No sentido sensorial nós fomos criados com sentidos apuradíssimos, fomos criados com argila, Gén 2:7 . Dan 9:22 " Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, agora saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão" .

Nos dias de hoje nos encostamos á tecnologia , GPS , orientação por satélite, relógio, polos magnéticos da terra , em suma tudo online, tudo isso nos entorpece os sentidos. Portanto devemos manter um comportamento sadio sem comprometer nossa relação com o Criador.

12- Deus, desde a criação, nos instruiu para viver-mos em sintonia com a natureza, se sintetizarmos a ordem dada a Adão é notoriamente objetiva e clara. O homem é que com o tempo se conspurcou indo te todo contra os princípios e normas de saúde, de referir que na idade média as pessoas se banhavam, em média, apenas uma vez por anos. Se nos concentrar-mos nas imagens que nos vêm dessa era recordamos os senhores a serem abanados por escravos com grandes penachos, certamente imaginamos que era para dar algum conforto a seu senhor por causa do calor. Negativo...! apenas era para dissipar o mau odor de seus corpos, quando defecavam não se limpavam, durante meses acumulavam bactérias em seu sovacos e zonas genitais, isso está documentado. A tradição de a noiva levar um BOUQUET, na realidade era para dissimular o mau cheiro de seu corpo, era uma colónia ou um perfume, com os anos as pessoas tinham a tendência a acumular camadas de pele velha pelo facto de se não banharem e naturalmente não fazerem o peling , e isso se associa a uma degeneração da pele.

“É um processo natural do nosso corpo”, salienta um estudo editado num artigo de 2012 da revista Scientific American,. Um processo que está associado à molécula 2-nonenal que se produz na pele ao oxidar de forma natural os ácidos gordos.

13- Isaías 33:24 " E nenhum habitante dirá; estou doente, o povo que mora nesta terra terá o seu erro perdoado".

há 5500 anos os habitantes da terra tinham normas que permitia não contrair doenças, se analisar-mos Levítico 11, lhes fora dado as condutas de saúde, e se contrastavam na positiva com o estilo de vida da idade média, em que a feitiçaria e as mezinhas, as poções magicas, eram a prática da medicina.

14- Em síntese; a separação da relação com o criador leva inevitavelmente, á decadência da saúde e da longevidade.

O facto de mantermos uma relação com Deus e respeitar-mos a suas normas sanitárias prolongam inevitavelmente o nosso tempo de vida na terra, Prov 9:11 " Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te aumentarão".

Não há segredos, apenas teremos se ser atentos ao que nos rodeia, o mundo está inevitavelmente em rota de colapso.

Voltemos ás origens, retomemos, na medida do possível, um novo estilo de alimentação.