EMPATIA?
Bom dia, Vianei Alcântara Felipe.
Minha história é uma história comum, igual a milhões de outras... de bebês que foram/são rejeitados, ainda no ventre materno e que sobreviveram a doses maciças de abortivos.
É uma história, igual a história de crianças que foram/são criadas por estranhos (em orfanato, mesmo não sendo órfãs); crianças que foram/são vítimas de bullying por sua história familiar (sou filha de mãe solo); por sua cor(sou negra), sua aparência física (sou miudinha e pros outros - feia), sua saúde frágil (desde que nasci sou #osacodeOmulu), seu sobrenome e etc etc etc.
A minha história é igual a de crianças e adolescentes que foram/são vítimas de abandono psicológico e que tiveram/tem que adultecer prematuramente senão se tornariam/tornam pessoas sem um pingo de Amor/Misericórdia por si mesmas e pelos outros.
Minha história é igual a história de adultos e idosos que criaram/criam ao "seu redor" uma "couraça jurássica" para poder continuar vivendo e sendo pessoas honestas, trabalhadoras, resilientes e acima de tudo misericordiosas consigo mesmas e com os outros... pessoas que vêm no olhar e no gesto o sofrimento ou a maldade que as palavras proferidas tentam (em vão) esconder.
Minha história é igual a milhões de histórias de pessoas que não tem conhecimento científico sobre a palavra ou sentimento nominado empatia, entretanto jamais se negam ouvir, estender as mãos, os braços e acolher o outro, mesmo não tendo "calçado o sapato rôto, dele, nem caminhado uma légua, carregando-o nas costas, menos ainda comido um quilo de sal com ele, sem uma gota d'água para beber...".
Alguns dizem que sou extremamente sensível; outros falam que sou sensitiva; há ainda os que me rotulam de esquizofrênica, estranha, louca, maluca, doida, portadora de espectro autista, TDAH e outras nomenclaturas.
A todos que me atacam, reajo de acordo com o humor do instante... aos que me acolhem, a eternidade não é o limite da minha gratitude.
Tenho, nesse meu invólucro transitório, marcas de povos distintos, os quais, possivelmente estejam presentes no meu DNA(?):
Estatura - 145cm (nanismo?)
Cabelo - crespo (negróide);
Lábios - grossos (negróide);
Nariz - chato(negróide/indígena?);
Dentes - irregulares(nanismo?);
Mãos - pequenas de dedos curtos e palmas largas(?);
Olhos - castanho-escuros (?).
Esse é, mais ou menos, o resumo da minha história(ou seria Ficha de Anamnese?), Vianei.
OBS: O nome da psicóloga está trocado por questão de anonimato mesmo.