"4 Crianças à Venda", Chicago, 1948

 

"Uma grande placa de 'vende-se' em um quintal de Chicago conta silenciosamente a trágica história do Sr. e da Sra. Ray Chalifoux, que enfrentam despejo de seu apartamento. Sem lugar para ir, o motorista de caminhão de carvão desempregado e sua esposa decidem vender seus quatro filhos. A sra. Lucille Chalifoux desvia o rosto da câmera enquanto seus filhos a encaram com espanto. No degrau mais alto estão Lana, 6, e Rae, 5. Abaixo estão Milton, 4, e Sue Ellen, 2 ”.

 

Os familiares acusaram a mãe de receber para posar para a foto, o que pode até ter sido o caso, mas, infelizmente, a mulher falava sério sobre vender seus filhos. Em dois anos, todas as fotos das crianças, assim como o bebê que ela carregava na época, foram vendidos para diferentes casas.

 

Já a mulher na fotografia, a mãe… Bem, ela se casou de novo depois de vender seus cinco filhos e teve mais quatro filhas. Quando os filhos vendidos se encontraram com ela, não havia uma gota de amor ou de arrependimento por tê-los mandado embora.

David McDaniel defendeu a frieza de sua mãe como evidência de um mundo diferente e difícil de lidar. “Ela nunca se desculpou. Naquela época, era sobrevivência. Quem somos nós para julgar? Somos todos seres humanos. Todos nós cometemos erros. Ela poderia estar pensando nas crianças. Não queria que eles morressem ". Já Milton tem uma perspectiva diferente sobre a situação: “Minha mãe biológica nunca me amou. Ela não se desculpou por me vender. Ela me odiava tanto que não se importava".

 

A emblemática foto publicada no jornal Chicago Heights Star causou comoção em milhares de pessoas, indo parar até em outras cidades – mais tarde ela seria usada como exemplificação de um sistema ilegal e emergente de tráfico de crianças. 

As pessoas que se sensibilizaram com a cena passaram a fazer doações para a família, aparentemente desconsiderando o ato brutal e inescrupuloso do casal Chalifoux. Alguns, inclusive, até alegaram que eles estavam “pensando no melhor para as crianças”.

Segundo investigações do NY Post, ninguém sabe para onde foi o dinheiro que o casal recebeu. De qualquer forma, a quantia desconhecida não impediu que eles vendessem todos os filhos em um período de 2 anos.

 

https://pt.quora.com/Qual-%C3%A9-a-hist%C3%B3ria-por-tr%C3%A1s-da-ic%C3%B4nica-foto-da-mulher-com-seus-4-filhos-%C3%A0-venda

 

 

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 25/07/2024
Código do texto: T8114323
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.