Melville explica que "a maior parte dos homens da terra ignorava os factos atribuídos a Moby Dick; muitos pensariam até que Moby Dick era uma fábula monstruosa ou, pior ainda, uma medonha e intolerável alegoria".
Não é verdade - e Borges explica porquê. O que é "Moby Dick"? "Um cosmo (um caos) não só perceptivelmente maligno (...) mas também irracional.
Caos. [Grego Antigo, χάος (kháos)] - A primeira entidade a surgir no início dos tempos. Representa o vazio, o espaço infinito e sem forma que existia antes da criação do universo. Onde a criação acontece.
Caos e Cosmos não podem ser derrotados de maneira definitiva, eles podem ser apenas dominados por algum tempo.
Cosmo. [Grego Antigo, κόσμος (kósmo)] - Em oposição a Caos, é a representação da ideia de um universo ordenado e harmonioso. Onde o crescimento acontece.
Caos e Cosmos não conseguem habitar o mesmo espaço. Caos está sempre buscando a desorganização. Cosmos, por outro lado, está sempre tentando organizar as coisas, definir um lugar. Caos tira as coisas dos lugares, gera bagunça. Cosmos não tolera a bagunça e devolve tudo para seus lugares.
Caos e Cosmos ficam rivalizando o tempo todo. Segundo os gregos, em Caos a criação acontece, em Cosmo o crescimento acontece. Caos e Cosmos não coabitam, mas ambos são necessários, crescimento e criação. Cosmo e Caos.
https://www.linkedin.com/pulse/caos-e-cosmos-muito-al%C3%A9m-do-mito