Campos Neto: Profecias auto realizáveis
A imprensa e alguns comentaristas econômicos, comprados pela Faria Lima, tem criticado o presidente Lula pela forte variação do dólar, que, na última sexta-feira, chegou a R$ 5,59.
Nada mais injusto; pois o verdadeiro pivô da volatidade do dólar é o presidente do Banco Central, o senhor Roberto Campos Neto. A independência de Campo Neto é apenas em relação ao governo, pois o chairman da autarquia federal adora ficar de joelhos diante do deus mercado.
Em suas andanças, participando de encontros e seminários mundo afora, Campos Neto tem falado mal do Brasil, fazendo prognósticos ruins sobre os fundamentos da economia brasileira. Obviamente, a fala de uma autoridade monetária do país tem consequências deletérias sobre os indicadores econômicos, dentre eles, a taxa de câmbio.
Destarte, os ataques retóricos do comandante da política monetária, profundo devoto do deus mercado, mexe com as expectativas, pois os especuladores aproveitam o ambiente de insegurança forjado para atacarem o real, que já desvalorizou 10,54% nos primeiros seis meses deste ano.
Além dos especuladores, muitos investidores - sem ter outra escolha -, terminam comprando a moeda americana, movidos pelo efeito manada, para não ficarem no prejuízo.
Pois é, leitor, já dizia o economista Delfim Neto: “A economia é a única ciência em que os átomos pensam.” Os agentes econômicos não se movimentam aleatoriamente, eles afetam e também são afetados.