Alvorada

O lugar entre rios, cachoeiras e mata, foi á pouco devastada por lavouras: de cana de açúcar, plantio de sementes transgênicas, como do milho e soja. Antes a cavalo fazia-se caminhadas, por trilhas e estradas de chão. Ao levar em consideração em ser um bioma a estrar sendo devastado, em detrimento de grandes empresários, até internacionais, mau sabia os habitantes dá região o que lhes esperava.

O senário de devastação, até esperado pelos grandes fazendeiros, que fechavam contratos não os assustaram, más muitos vendo sua sorte mudada pelo que fizeram, chegou despertar curiosidades de governos e ONGs. O fato se resumia ao contrato, que de certa forma até que justa, mudava algo na população, o ciclo dá vida por eles até então vivida. As grandes extensões de terra contratada, levava as famílias centenárias, para as cidades, mesmo que pequenas, estás já vivendo em ciclo politico regional avançados, E aqueles que foram antes produtores de leite, lembrando que madrugava juntos aos funcionários, para ordenhar o rebanho, capitando quasse sempre um volume considerável de leite, estavam agora, "as mercês", dá compra de um litro de leite, para tomar seu café nas manhãs. Assim outros impactos sociais os deixavam cada vez mais vulneráveis socialmente.

Nestes ínterins, houveram os que investiram em comércios que não conheciam, passando fazer parte de suas rotinas as perdas de capitais, antes tão bem conduzidos pelos patriarcas das famílias. O que pesa de bom para eles, foi as facilidades encontradas no educar filhos, os conduzindo sem muito transtorno as faculdades, escolas e universidades, Pois o fator das mudanças climáticas, que tanto os fazia sofrer, na conservação das estradas, agora lhe parecia aliadas, trazendo clima agradável, mesmo em rodovias mau conservadas. Porém alguns se depararam com o mau das drogas e suas consequências, permitindo um "envolvimento destes,... uns alguns", no disseminar á droga, tornando-se contraventor.

As cidades seguia suas sagas politicas, agora contando com vários nomes para engrossar as câmaras de vereadores e candidatos a prefeito, assim um apogeu politico social surgiu de forma natural, pela gêneses dos fazendeiros, que aderiram ao momento de expansão de grandes empresas ligadas ao êxodo.

Em paralelo as cidades foram se modificando, as antigas residências, carcomidas pelo tempo, davam lugar a belas construções, das quais em sua maioria, escondia as imponentes casas, derivadas por uma tendência arquitetônica robusta, más sem exageros. Obrigando o poder público em, construções de ruas e avenidas para suportar a demanda crescente dá mudança social, que havia vindo para ficar.

Assim, até hoje pode-se ver uma certa influência daqueles tempo em ambiente urbanos nas cidades, lembrando das cidades de menor número de habitantes, nestas regiões culturalmente dominadas pelos ricos fazendeiros. Em algumas destas cidades, os acometidos pelos contratos de grandes Usinas Sucroalcooleiras, que deixou cicatrizes sociais, sem que os governos percebessem. Pois caberia uma interação, entre poder público e empresas no elaborar aqueles contrato, evitando o êxodo social, mantendo uma cultura milenar como "heróis empresários, que foram, como mantendo um desenvolvimento equilibrado dás cidades.

Este desiquilíbrio levou á vários desencantos sociais, onde o convívio de pessoas simples levava a sociedade a uma mutação, os pobres agora se obrigava em manter um Status, se obrigando á comprar veículos melhores, como conservar melhores suas moradas em um estagio social desigual, gerado pelas diferenças.

Más um fenômeno malvado nesta alvorada, "as drogas", estás que combatidas e criminalizadas, os unia na sociedades, lembrando dos filhos dos grandes fazendeiros e dos humildes filhos urbanos, quase sempre vivendo em trabalhos esporádicos, aqui e ali. Uma na época, nova droga, que se espalhou feito "pólvora incendiada", fazendo das madrugadas, mesmo das pequenas cidades, um terror melancólico, digno de filme de ficção cientifica. Estás ás drogas, consumia a dignidade, gerando uma população noturna incalculável, onde o poder público, quando não envolvido pagava caro, tanto por falta de identificar o problema, como se permitir conviver com ele.

Nas noites e madrugadas, como zumbis surgiam, para o uso até o amanhecer, colocando toda sociedade em polvorosa, obrigando o poder público a manter funcionário alertas, no socorrer drogados, no evitar depredações, como chegando até a se obrigarem em separar brigas entre eles.

Hoje passo entender, que em alguns casos tudo evolui. A droga hoje está mais evoluída, os problemas tornaram em alguns casos crônicos, como em São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo que nem sonhem os políticos, com os problemas de pequenas cidades, em um país deste tamanho, como este nosso, brasileiro.

Kiko Pardini
Enviado por Kiko Pardini em 27/06/2024
Reeditado em 27/06/2024
Código do texto: T8094900
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.