O PERDÃO ENCONTRA O INIMIGO

Sem a presença de seu líder, então em viagem, a pequena comunidade cristã recebeu a notícia: JOÃO foi assassinado.

Era difícil acreditar. JOÃO!? Morto!?

Quem teria motivo para matar alguém tão querido, de boa reputação, dedicado a servir o próximo? Sua conduta e obras revelavam a fé de um homem sábio, cheio do Espírito Santo.

Ainda assombrado com a notícia, aquele grupo de cristãos não imaginava o desafio que viria a enfrentar.

JOSÉ tentou acalmar a comunidade. Com a promessa de buscar notícias, foi atrás das autoridades. Ao voltar, doía-lhe contar tudo quanto descobrira. Era tudo verdade: com emprego de meio cruel e por motivo torpe, JOÃO foi covardemente assassinado. Foi espancado até a morte, porque sua pregação foi ouvida por pessoas que não aceitavam sua fé cristã.

TARCISO, o mandante do homicídio, a tudo assistiu e estava livre. Aos irmãos só restava aceitar a cruel verdade. Sabiam quem era TARCISO. Sabiam que ele sairia impune. Sabiam que seu ódio ainda estava bem vivo. Haveria novas vítimas.

O medo se confirmou. TARCISO cresceu em fúria, na perseguição a cristãos.

Ausente na tempestade, EMANUEL enfim se encontra com JOSÉ. Sedento por palavras de consolo e ânimo, JOSÉ não ouviu o que esperava. Atônito, foi informado do encontro pessoal entre EMANUEL e TARCISO. JOSÉ já sabia que EMANUEL não era o tipo de líder que os religiosos esperam. Mesmo sabendo isso, ficou pasmado com a atitude. Ir até TARCISO, o cruel e impune assassino, para lhe oferecer perdão, convidando-o a se arrepender, a se tornar um servo de CRISTO!? A bondade de EMANUEL teria transformado-se em ingenuidade? EMANUEL saberia mesmo os males que TARCISO tem feito?

Ainda perplexo e cheio de dúvidas, foi informado que TARCISO aceitou o convite de EMANUEL. Sem ar, JOSÉ ainda recebeu uma missão: acolher TARCISO, orar com ele e apresentá-lo aos irmãos, comunicando-lhes a conversão, para que TARCISO fosse acolhido.

JOSÉ conhecia a Bíblia. Talvez lhe tenha vindo à mente o drama do Profeta JONAS. Como o profeta, ele recusaria a missão? A ele também era difícil aceitar que a misericórdia de um Deus compassivo pode alcançar até mesmo um inimigo, um assassino (Jonas 4:2).

JOSÉ não fugiu. Aceitou a missão, cumprindo-a com sucesso. TARCISO se tornou uma das pessoas mais importantes da história da fé cristã.

Com os nomes reais, a história está registrada no livro dos Atos dos Apóstolos. EMANUEL é JESUS; TARCISO é o apóstolo PAULO; JOÃO é ESTÊV O.

JOSÉ é ANANIAS. Mas também pode ser você.

Jawh
Enviado por Jawh em 23/06/2024
Código do texto: T8092024
Classificação de conteúdo: seguro