Sociedade Doente, O Que Fazer Para Resolver?

Leia por sua conta e risco. Pondere e deixe sua opinião na caixa de comentário. Muita Paz e Luz a Todos:

Pai não respeita mais o filho

O filho não respeita mais o pai

O grande não está nem aí com o pequeno

O pequeno não está nem aí com o grande

Pai que mata filho, filho que mata pai, mãe, avós e todo mundo que tiver pela frente

Um louco que pega o carro e entra na contra mão de uma grande rodovia e comete suicídio que, além de provocar a própria morte também causa a de outros

Um doido que pega um carro e sai atropelando ciclistas.

Um maluco que pega um revólver e sai atirando nas crianças.

Um desequilibrado que sai atirando em todos dentro de uma sala de cinema.

Uma criança de 10 anos que atira na professora e se mata.

O pai que coloca a camisa do seu time preferido em seu filho de 6 meses, achando que aquilo é o máximo.

A mãe que coloca um terno em filho de tenra idade sem questionar em momento algum se é aquilo que ele vai querer para sua vida adulta.

O pai que manda seu filho calar a boca porque está fazendo muita bagunça.

Os genitores que passam mal quando seu filho/a não tira boas notas na escola – sem ao menos avaliarem que ele pode ter alguma dificuldade de ordem psicológica/neurológica.

Me desculpe, não aguento tamanha hipocrisia.

A escola que elege o melhor aluno. Melhor do quê e no quê?

A empresa que nomeia o melhor funcionário do mês.

A mídia que constitui o rei da música, do futebol e o melhor do mundo (Tudo para aumentar audiência do personagem).

O adulto que não gosta de ser olhado de lado, porque se não é briga na certa.

O homem que não gosta de ser chamado atenção porque se sente maduro, educado, formado o suficiente.

O indivíduo que faz o maior escarcéu no velório: chora,grita,se joga no chão. Nota: não respeitou a pessoa em vida e quer fazer isso depois que ela está morta.

O ser crescido o bastante que para de estudar e quando velho quer recuperar o tempo fazendo as coisas de forma rápida e tudo de uma vez, que por sua vez acaba não fazendo nada.

O aluno que espera que seu professor faça tudo por ele, mas ele por sua vez não quer fazer patavina nenhuma por si.

O professor que espera que o aluno corresponda o mínimo nos estudos e ele mesmo não faz nem isso enquanto orientador.

A pessoa que supostamente teve a melhor educação, estudou na melhor escola, fez a melhor faculdade, mas não tem estrutura nenhuma para se sair bem no mercado de trabalho, porque quando teve a oportunidade não deu o mínimo de valor. É uma pena, mas as crianças e adolescentes

deveriam crescer felizes para se tornarem na medida do possível adultos íntegros, preparados, equilibrados e não guerreiros ou campeões.

Veja bem, a criança em boa parte dos casos se desenvolve muito bem até a adolescência – mas depois por má influência cultural acaba se tornando um adulto deprimido, que só vai no barulho dos outros, neurótico, miserável, fingido, falso, imprevisível, temperamental, nervoso, insensato, arrogante, indiferente, vaidoso, inoportuno, superficial, vazio, sem limites e cheio de não me toque.

Olha, a coisa está indo ladeira abaixo cada dia que passa, mas sociedade entorpecida de alienação religiosa e política principalmente não tem a mínima condições de reparar nesses e outros detalhes do comportamento humano. Abre aspas, deixo aqui uma sugestão: -Uma cosmovisão Deísta de mundo dá uma ótima limpada nessas porcariadas todas e bem rápida por sinal, fecha aspas.

Retomando. À meu ver, as crianças e adolescentes deveriam ser educadas para perceber que nem tudo é certo, nem tudo é errado, nem tudo é verdade, nem tudo é mentira. Entre outros bons ensinamentos, educá-las a perceber que elas não precisam só acertar, que podem errar também, no meu entender seria uma coisa sensata a se fazer – isso iria fazer com que elas se tornassem adultos mas equilibrados, mas os seus antecessores que passaram pelo mesmo problema não conseguem deixar elas ficarem bem, sendo assim, o ciclo continua.

Mudando um pouquinho de assunto (vão associando as ideias aí) essa sociedade está replicando no meio social que vivemos cenas do filme Gattaca - A Experiência Genética (1997) - onde as pessoas escolhidas geneticamente em laboratórios eram consideradas de alta performance e aquelas concebidas biologicamente (sabe como é né?) eram consideradas inválidas.

Desta forma, estamos assim então no momento presente, engajando pessoas de alta performance e desconsiderando aquelas que julgamos como gentes despreparadas, obsoletas, inúteis, sem talentos, habilidades, dons.

Atualmente, hoje, 21/06/2024, podemos nos julgar como uma sociedade morta dentro de corpos vivos, ou seja, gelada, sem empatia nenhuma – que valoriza os “alta performance” e desprezam totalmente os demais.

Precisamos parar com essa loucura urgente. Necessitamos abrir nossas mentes e começar raciocinando criticamente deixando claro no nosso consciente se de agora em diante é o bem ou mal que queremos disseminar através da transmissão cultural que ocorre de geração para geração.

Por falar em bem ou mal, me ocorreu agora que o sistema capitalista em que fazemos parte propaga e multiplica em muito na sociedade esse sentimento de superstar que está impregnado em todos nós, uns mais outros menos, onde a nossa vã filosofia de que “ninguém é melhor que ninguém” cai totalmente por terra. Não vou mentir, eu também me sinto o tal de vez em quando, mas quando eu caio eu mim eu abaixo a bola na hora, porém, mesmo com meus erros e com a consciência que me faz reconhecer o mal que o capitalismo faz a sociedade (apesar dos pontos positivos) eu digo, eu seria um bom chefão de empresa. Por exemplo, seu eu fosse executivo de uma rede de televisão e tivesse o poder de decisão eu nunca pagaria 500 – 600 mil ou um milhão de reais de salário para ninguém, até porque, por mais alta performance, por mais menino de ouro que a pessoa seja, ninguém vale essa quantia de dinheiro. Tá doido é? Eu saio pagando valores exorbitantes de salário e quando eu quebrar, quem vai pagar as minhas dívidas – quem vai limpar meu nome depois que ele ficar sujo na praça hein?

Modéstia a parte, é isso que nós todos precisamos: -De higienização mental urgente, mas para fazer isso precisamos nos permitir ver o mundo de outra forma, até porque existem centenas de filosofias por aí, e por falar nelas, não precisamos ter uma linha de pensamento fechadinha, alienada, arcaica, pelo contrário, é razoável que peguemos os melhores pontos de orientação de cada casa filosófica e a tornemos numa filosofia libertária alinhada com a necessidade do mundo atual. . Feito isso, devemos aplicá-la no dia a dia para construirmos uma sociedade, uma civilização pra lá de moderna, que no momento não chegamos nem perto de ser.

Bem chegamos ao final, espero que tenham gostado do meu devaneio. Aproveitem o que for bom para vocês e descartem o resto sem quiproquó e choradeira. Lembrando que todos nós somos os obsessores e obsediados; vitimas, réus, juízes e algozes uns dos outros. É o que penso.

Marco Bueno.

MarcoBueno
Enviado por MarcoBueno em 21/06/2024
Reeditado em 21/06/2024
Código do texto: T8090318
Classificação de conteúdo: seguro