UMA EDUCAÇÃO “TOP”? DÁ-LHE IA...
Há apenas um ano – quem diria! – as escolas estavam literalmente brigando com a Inteligência Artificial. Mas hoje... quanta diferença! A velha percepção da IA como uma "mágica" complexa e inacessível está dando lugar à compreensão de que ela é, na verdade, uma aliada prática e aplicável no dia a dia de qualquer um. De fato, não é preciso ser um especialista em tecnologia para colher os frutos da IA. Basta estar aberto para aprender e aplicar.
O advento da IA generativa (ChatGPT) trouxe um novo canal de comunicação com as máquinas, deixando bem clara uma incrível democratização do acesso à tecnologia de ponta. Hoje, ferramentas outrora restritas a círculos especializados estão ao dispor de todos, reinventando novas formas de atuação, qualquer que seja o setor.
Na área da Educação, por exemplo, as escolas mais antenadas já conseguiram entender as necessidades de um mundo cada vez mais digital e a importância de alunos e professores interagirem com o conhecimento através da tecnologia. Eis que muitas ferramentas de IA já tem surgido para uso na Educação e faço questão de mencionar três delas, que achei geniais: GRAMMARLY, NUANCE e GRADESCOPE.
O GRAMMARLY cuida da precisão gramatical e ortográfica dos textos e pode ser usado em todos os contextos de escrita, do livro ao recadinho escrito. Funciona como uma extensão (plugin) de qualquer editor de textos e oferece sugestões de correção e aprimoramento da escrita. Ele até fornece feedbacks sobre a clareza e o tom da mesma. Agora, só escreve errado quem quer!
Outra ferramenta, o NUANCE, usa o reconhecimento da voz para transcrever a fala em texto com uma rapidez três vezes maior do que a típica digitação, facilitando o preparo de trabalhos e anotações.
Por sua vez, o GRADESCOPE não somente realiza a avaliação de exercícios e trabalhos, como também ajuda tanto professores quanto alunos a entenderem melhor onde focarem os esforços de melhorias.
À medida que a IA avança, ela irá, com certeza, transformar fundamentalmente os métodos de ensino e aprendizagem, alinhando cada vez mais o processo escolar com as exigências do século XXI.
Ribeirão Preto, 16 de junho de 2024