Somente o catolicismo é o verdadeiro cristianismo

"Em tempos em que muitos católicos acham que caridade é não falar do erro, mas apenas do amor, e consideram a ilusão promovida por falsas religiões como uma forma de caridade, vale a pena lembrar que a verdadeira caridade é falar a verdade." (Dom Antonio de Castro Mayer)

"É a Virgem que chora por não combatermos o inimigo chamado protestantismo." (São Padre Pio)

"Não sabeis que o protestantismo também possui um fundador sobrenatural? Sabeis agora, trata-se de um anjo, e seu nome é Lúcifer." (São Padre Pio)

O Cristianismo, graças às paixões do homem, subdivide-se e subsiste ainda em muitos ramos. Esses ramos são o Catolicismo, o protestantismo e o cisma grego. Ora, destas três comunhões, qual é a que contém, em toda a integridade, a revelação divina, ou por outra, qual é a verdadeira? Respondo: só o catolicismo é o verdadeiro cristianismo.

Elimino da questão o cisma grego que não é mais que o catolicismo decapitado, no estado de ruína, e digo que o catolicismo é o verdadeiro cristianismo, porque só ele está de posse do verdadeiro pensamento de Jesus Cristo e o que primeiramente o prova é a sua antiguidade.

Para conhecer todo o pensamento dum homem, é necessário conhecer a palavra que o manifestou e o sentido que deve ligar-se a essa palavra. Para isso, cumpre que a tenhamos ouvido ou que recorramos aos que a ouviram. Ora de todas as sociedades cristãs que se jactam de possuir a palavra do Cristo, qual é a que estava sobre a montanha, em Tiberíades e Jerusalém? Quem estava em Antioquia para ouvir a Pedro, em Corinto para escutar a Paulo, em Roma para escutar um e outro, nas catacumbas para repetir a sua doutrina, e preparar-se para morrer por ela? Quem? Ah! Vós acabais de nomear o catolicismo com seus apóstolos, seus pontifíces e seus mártires. E onde estava o protestantismo? Dormia em seu nada.

Mil e quinhentos anos antes que Lutero viesse dizer ao mundo assombrado: "Lede a Bíblia e crede o que quiserdes", a Bíblia não existia, a imprensa não estava inventada e o Catolicismo ouvira o Cristo dizer-lhe, na pessoa de seus discípulos hierarquicamente constituídos: "Ide, ensinai todas as nações" (Mt. XXVIII, 19). “O que vos ouvir, a mim ouve; o que vos desprezar, a mim despreza" (Lc. X, 16). Quinze séculos antes que Lutero tivesse proclamado esta blasfêmia: "É a fé que salva; as obras de nada servem", o catolicismo ouvira o Cristo dizer-lhe: "Brilhe a vossa luz diante dos homens, a fim de que vejam vossas obras boas e glorifiquem vosso Pai celeste" (Mt. V, 16). Quinze séculos antes que esses pretendidos reformadores tivessem tratado a confissão de inovação diabólica, o catolicismo ouvira o Cristo dizer-lhe: "Ide, todo o poder me foi dado no céu e na terra. Envio-vos como meu Pai me enviou. Tudo o que ligardes sobre a terra será ligado nos céus e tudo o que desligardes sobre a terra será desligado nos céus. Os pecados serão perdoados àqueles a quem vós os perdoardes; e serão retidos àqueles a quem vós os retiverdes" (João XX, 23).

Antes que o protestantismo tivesse dito com Zuínglio, falando da Eucaristia "Este é o sinal do meu corpo", o catolicismo, que estava à mesa com Cristo, ouvira dizer-lhe "Este é o meu corpo". Finalmente, muito tempo antes que o protestantismo tivesse ousado dizer: "O Papado é a grande prostituta", o Primado Romano recebera por berço esta palavra memorável que a heresia não extinguirá jamais: "Tu és Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt. XVI, 18).

O protestantismo é novo; logo, falso. O catolicismo é o unico herdeiro do pensamento de Cristo, porque só ele pode reivindicar a perpetuidade na unidade. O Cristo é o Verbo; o Verbo é a verdade, e a verdade não muda. Assim sucede com o Catolicismo; o seu dogma é invariável como a sua moral. Em vão o orgulho da ciência, o orgulho da força e o orgulho do vício se têm reunido para lhe pedirem mudanças; sempre a estes três orgulhos tem respondido pela voz de seus pontifíces, de seus doutores e de seus concílios: Eu não vario; do mesmo modo que o Verbo de Deus, eu era ontem, serei amanhã e em todos os séculos!

Bossuet falava como Santo Agostinho, Pio IX ensina como ensinava S. Pedro. Sucede assim com o protestantismo? Não; varia como o pensamento do homem; logo, não herdou os pensamentos de Cristo. Debalde, para encobrir o seu opróbrio, ocultando o seu nascimento, reivindica como precursores todos os hereges dos séculos que o precederam; em vão amontoa futilidades sobre futilidades, que nunca poderá apagar da sua fronte esse estigma que lhe imprimiu Bossuet num livro imortal: Varias, logo não tens a verdade!

Só o catolicismo possui a herança do pensamento de Jesus Cristo, porque só ele pode arrogar a si a universalidade na unidade.

____________________________________

Excerto retirado da obra “O Homem Como Deveria pSê-lo", do Padre Marchal e publicado anteriormente on-line em "Catolicismo e Filosofia".

Rafael Aparecido
Enviado por Rafael Aparecido em 14/06/2024
Reeditado em 23/06/2024
Código do texto: T8085596
Classificação de conteúdo: seguro