TEMA POLÊMICO

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Esta frase do livro O Pequeno Príncipe lhe parece familiar?

Ela é uma das mais famosas, e saiu diretamente das páginas ilustradas desse clássico escrito por Saint-Exupéry em 1943.

A pergunta que não se cala é:

- Até que ponto eu sou responsável, se a pessoa foi por mim cativada sem eu saber?

O autor quer dizer que aquele que é amado passa a ser responsável pelo outro, por aquele que nutre o afeto por si. O ensinamento sugere que devemos ser prudentes com os sentimentos daqueles que nos amam.

Concordo em ser prudente, mesmo às vezes não conhecendo a pessoa que se sente cativado por mim, mas não posso ser responsável pelo fato acontecido se não foi iniciativa minha.

Com a minha experiência de vida, eu passei pelos dois lados dessa moeda.

Em épocas distintas houve esforço de uma pessoa para me cativar. Em outra situação, fui também cativado por uma pessoa, que não sabia da minha existência.

A primeira, que lutou para me cativar, sim, é responsável pelo amor que criou em mim, mas a outra não, não deve ser responsabilizada pelo amor que eu nutro por ela, sem sequer ela saber que eu existo.

Tema polemico que Saint-Exupéry deixou para a moral das futuras gerações resolverem.

Qual sua opinião a respeito?

Se sentiria responsável pelo amor de uma pessoa por você, sem você saber da existência dela?

Duda Menfer
Enviado por Duda Menfer em 27/05/2024
Reeditado em 28/05/2024
Código do texto: T8072975
Classificação de conteúdo: seguro