Verdades Absolutras Existem?

Verdades absolutas existem?

Quando olhamos para uma pedra e a tocamos, essas experiências sensoriais (visão e tato) nos dão a plena certeza de que a pedra existe de fato. Podemos, então, afirmar: "a existência dessa pedra é uma verdade absoluta". Um renomado filósofo chamado René Descartes chegou a uma conclusão parecida, o famoso: "penso, logo existo".

Para Descartes, o fato de pensar era prova irrefutável de existência. Se alguém pensa, logo ela existe. Aparentemente, essa conclusão é algo, no mínimo, difícil de ser refutada. Mas possuir certezas absolutas pode nos tornar pessoas cheias de convicções, e por conseguinte, nos fazer mais inflexíveis, intransigentes. William Blake criou uma analogia que fala isso, por meio de um poema: "quem nunca altera sua opinião é como a água parada, e começa a criar répteis no espírito"

Ao considerarmos a opinião de Blake, temos que ter cautela quanto às nossas convicções e certezas.

O axioma de Descartes sobre o pensar ser prova de existência, já foi posto em cheque, quando em 1999, o filme Matrix, levantou a hipótese por meio do cinema de que a vida de todas as pessoas eram falsas, uma simulação virtual hiper-realista produzida por um supercomputador.

Agora, voltando à hipótese da pedra, será que temos realmente a certeza de que estamos pegando e vendo uma pedra de fato, ou essa realidade não passa de uma ilusão virtual projetada por um supercomputador?

A resposta, talvez, jamais saibamos, por outro, acredito que seja sensato sempre pôr em cheque nossas certezas, e nunca tomá-las como absolutas.