Conto de nossa heroína de guerra e mais.

A poetisa Olivia Alegre além de professora;educadora secretária e uma grande mulher da sociedade Caçapavence também foi heroína de guerra.

Sim durante a segunda guerra mundial vendo Olivia que as famílias dos soldados que estavam na guerra passavam necessidade ela moveu-se e travou uma luta árdua contra a fome.Buscou recursos exigiu socorro e arrecadou alimentos pra muitas famílias de nossa cidade.Oliva acima de tudo era humana.Sentia a necessidade de intervir.Sofria o descaso com as famílias de seus alunos.Olivia foi exemplar.Nao casou-se não teve filhos e dedicou toda sua vida a servir o próximo.Minha mãe foi sua aluna no colégio onde hoje é biblioteca e museu.E espero que um dia sua cidade natal reconheça mais e mais seu grande valor e lhe conceda mais e mais destaque de honra para sua obra literária e poética no museu que ao meu ver deveria levar seu nome.Se hoje escrevo é porque tive inspiração e a poetisa Olivia Alegre com certeza já me inspirou e me inspira muito.O carinho que minha mãe contava que tinha por sua professora:nunca esqueçi.Assim como não me esqueço de minha professora do primeiro ano primário que tanto amei:dona Regina Dória e tantos outros ao qual tenho imenso respeito carinho e admiração.Infelismente nem tudo são flores.Tenho certo ranço de alguns professores em especial aqueles que menosprezaram minha caligrafia desenhada e a minha compulsiva mania de decorar cada página de meus cadernos.Mas os perdoo:afinal quem diria que aquela menininha ranzinza briguenta e malcriada um dia também teria o título de poetisa e artesã .Tenho grande orgulho de minha arte.Mas já me conformei que só ela nunca me trará reconhecimento nenhum.Por isso hoje além de trabalhar muito para manter minha dignidade em pé quero fazer tudo possível que estiver ao meu alcance para que um dia eu receba algum mérito e se não for nessa terra tudo bem...eu busco toda a explosão de luz do universo. E quem sabe um dia poder abraçar todas essas mulheres que já se foram e deixaram um legado incrível e exemplos riquíssimo para mim: a força e a garra de minhas conterrâneas e ancestrais que tanto admiro.

Fernanda Ferreira Baylon
Enviado por Fernanda Ferreira Baylon em 03/04/2024
Código do texto: T8034037
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.