A vida comparada a um traço
Um dia, ao chegar em casa, a minha mãe me chamou e disse que tinha lido uma mensagem que a deixou impressionada. Ela pegou o papel, rapidamente, e me entregou. Eu li em voz alta, e também fiquei surpresa com a reflexão que a mensagem trazia.
Hoje, depois de algumas semanas, resolvi escrever sobre aquela mensagem. Me deixou sem palavras, isto é, não achei as palavras certas para expressar minha reflexão sobre a mensagem recebida naquele dia. A mensagem dizia:
“Meu olhar pousou sobre uma das lápides. O nome estava quase apagado, mas a inscrição dos anos ainda era bem legível: 1889 –1931. E então percebi repentinamente: o tracinho entre os números significava toda uma vida humana! Somente um traço! Nossa vida não é mais do que isso! Um traço, entre dois números — tão pouco (…)”.
Olhei para minha mãe e disse: — Caramba, nunca tinha pensado desse jeito!
A vida se encarrega de trazer essas mensagens sobre a vida, ocasionalmente. Se não é por mensagens assim, é por meio de outras situações. E também, depende do nosso despertar para o assunto, se estamos conectados ou não.
O traço representa toda uma vida humana!
Essa mensagem carrega um sentido: a responsabilidade que temos com esse traço, durante a nossa jornada na terra. Aí, vem tudo em nossa mente, ah, tenho que comer coisas saudáveis, fazer exercícios, fazer meditação, amar de forma saudável e a lista é grande!
Mas creio que o mais importante em tudo isso é: estou aproveitando o meu tempo com coisas úteis, ou desperdiço meu tempo com aquilo que não interessa? Todavia, o que de fato é interessante para você? Tem a ver com as coisas materiais e/ou cuidados internos com teu autoconhecimento?
Importa se fizer sentido para você, neste momento da sua vida.
É claro que o traço me fez refletir mais sobre alimentação saudável e exercícios físicos, embora já faça uma dieta obrigatória devido à intolerância à lactose. Porém, acredito que a busca pelo autoconhecimento será sempre relevante em toda essa jornada que é esse traço.
E você, o que está fazendo com seu traço?