đŽ âJornalixoâ
Ă comum o jornalismo aderir a um governo ditador e centralizador. Entretanto, estamos assistindo a uma imprensa que, diante do que vemos, finge normalidade. Essa crise de credibilidade reflete na audiĂȘncia; o contraste entre a tecnologia e a notĂcia enviesada gera revolta. A Rede Globo, que era uma referĂȘncia de excelĂȘncia, Ă© o principal alvo das crĂticas: âGlobolixoâ.
O amadorismo, a falta de seriedade e a molecagem com que a âGloboNewsâ vem abordando temas sĂ©rios corrobora o trocadilho que virou o principal xingamento da emissora e o sĂmbolo do pĂ©ssimo jornalismo praticado. A vĂtima direta dessa revolta popular Ă© a linha de frente, ou seja, os cinegrafistas, repĂłrteres e outros funcionĂĄrios de rua.
O que estĂŁo fazendo com a âGloboNewsâ traz sinceras dĂșvidas se hĂĄ um comando ou se estĂŁo tentando sabotar a TV a cabo. A hipĂłtese mais plausĂvel Ă© que a farta irrigação de dinheiro pĂșblico para o canal iniciou uma disputa ensandecida para despontar como o empregado mais aplicado e envolvido com a causa petista ou, fazendo uma caricatura, o âfuncionĂĄrio do mĂȘsâ. Outra teoria, embora no âcampo varzeanoâ, Ă© a âbriga de ruaâ (a 5ÂȘ sĂ©rie) que o jornalismo profissional entrou. Com anos de experiĂȘncia, os jornalistas profissionais nĂŁo souberam lidar com a concorrĂȘncia da internet e se rebaixaram a blogueiros militantes e amadores.
Alguns anos de observação jĂĄ sĂŁo suficientes para saber que a âguerra TV x WEBâ serĂĄ vencida pela WEB, cedo ou tarde. Apesar da comovente luta pela sobrevivĂȘncia, o antigo jornalismo estĂĄ sendo passado para trĂĄs, mesmo tachando toda informação que vem de fora da âbolhaâ como âfake newsâ. A maneira da âvelha imprensaâ se diferenciar da velocidade da ânova imprensaâ seria a boa qualidade, no entanto, ela se rebaixou a um site de fofocas, que publica notinhas irrelevantes, ou um militante virulento, que âacha feio o que nĂŁo Ă© espelhoâ.
As risadinhas que os apresentadores e debatedores da âGloboNewsâ forçaram hoje, tenho certeza, sĂł estĂŁo sendo guardadas para virarem meme amanhĂŁ.
đ„ Texto com vĂdeo no blog:
Gazeta Explosiva