O burro e o buraco

Um burro caiu num poço profundo. O animal chorou durante horas, enquanto o seu dono, um pobre camponês, ficou desesperado para resgatá-lo. Mas não tinha cordas ou arreios suficientes, nem mesmo seus vizinhos puderam ajudá-lo. Finalmente se deu conta que o pobre burro estava velho e o poço estava seco. Não havia escolha a não ser tapar o poço inútil e proporcionar um enterro piedoso ao animal. Em lágrimas, convidou seus vizinhos para ajudá-lo na fúnebre tarefa. Cada um, segurando uma pá, pôs-se a atirar areia no interior do buraco. O burro percebeu o que estava acontecendo e passou zurrar de tal forma sentida que partia a alma dos circunstantes. Mas depois de algumas pás lançadas, o animal condenado se acalmou, aparentemente resignado com seu destino tão horrível. O agricultor, pensando que ele tinha morrido asfixiado, espreitou o fundo do poço. Grande foi sua surpresa ao descobrir o que menos se poderia ter imaginado. O burro estava fazendo algo incrível quando recebia cada descarga de terra: sacudia com força seu lombo, conseguia se por, em contínuo, acima do monte. Logo, todos se surpreenderam ao ver surgir o burro e trotar campo afora.

Nelson Horochov
Enviado por Nelson Horochov em 27/01/2024
Código do texto: T7986165
Classificação de conteúdo: seguro