grandes merda

Talvez esse texto seja o que de mais difícil pôde ser tentado a bem da metafísica e talvez também a palavra merda seja um vestigio para descobrirmos que a metafísica rescussitou,

E talvez,não menos talvez nem menos importante,a denominação “de merda” perca completamente seu caráter pejorativo.Mas deixemos as pretensões de lado e vamos ao que interessa:vamos a merda.

Acredito ter encontrado a coisa em si,o que a de mais universal,a idéia merda e suas reflexões e o comportamento do ser humano diante dela.

Dias atrás,durante a confecção de um poema,poema este que terminava com a palavra merda,percebi a capacidade de destruição em massa que essa palavra tem.

Sei perfeitamente que pensar sobre conceitos é uma coisa mais cabível a filósofos do que a literatos em geral, mas a capacidade de lirismo nulo da palavra merda deixou-me profundamente abalado:encontrava eu,agora,o ingrediente mágico para a receita poética de minha geração,um símbolo para o niilismo, o melhor signo para se aplicar realidade a qualquer obra literária.O conceito merda talvez seja o mais desagradável e o mais universal conceito dos dias atuais.Ele é uma espécie de filho do qual todos temos vergonha,algo que não podemos negar:escondemos e disfarçamos. É como o clichê da novela onde o homem de sociedade ama a prostituta e precisa escondê-la.

A palavra,merda,em um poema não atua de forma cruel ela é muito mais que isso ,pois atua com indiferença em relação á poética e ao lirismo,é uma injeção de realidade.Não destrói o poema,faz mais que isso,dilacera qualquer coisa anti-realidade(o sonho ,a fantasia..,)e ela não faz isso como uma assassino a sangue frio que mata e carrega a morte consigo perpetuamente:ela o faz como um general que ordena que soldados seus torturem prisioneiros,e os prisioneiros por sua vez suicidam-se.Mata,indireta,indiferente,impune,livre, não destruindo a ficção e sim superando-a.Um assassinato terceirizado.

É preciso destacar que a palavra merda sempre me pareceu desprovida de significado,isso se deve, sem dúvida alguma, ao fato de tê-la incorporado ao meu vocabulário antes mesmo de saber seu significado.A palavra me serviu única e exclusivamente para ofender coisas ou pessoas.

A merda talvez seja o que há de mais capaz de desmistificar pessoas, os grandes personagens da história e da literatura não cagam,os ícones da cultura pop também não.

Perdoem a pretensão,ao avesso,mas alcancei a síntese entre forma e conteúdo:

o texto ficou uma merda