O RACISMO NA SUA GÊNESE

É importante questionar se o leitor pensa por si próprio desenvolvendo e aprofundando sempre suas reflexões e análises sobre a vida ou fica à espera que outros lhe digam quais os caminhos mais correctos que deve seguir?

- É necessário esclarecer mentalmente, cada um a si mesmo, aqui e agora, se anda em linha ou anda em fila.

Fala-SE aqui de questões profundas e reais, difíceis de serem compreendidas por quem se quer numa sociedade superficial e com pouco esforço mental.

Quem anda em fila não pensa muito, repete o que lhe mandam pensar, repete aquilo que quem está na frente lhe manda fazer sem questionar minimamente e é aonde a maioria está muitas vezes por opção pois é mais fácil repetir do que pensar.

Quem opta por andar em linha, então escolhe caminhar na frente consigo mesmo e com os outros, procura ser senhor de seus passos, é um individuo que desenvolve em si mesmo seu potencial de inteligência.

Quem anda em linha, é alguém que procura entender as questões que a vida coloca antes de as decidir, é um ser humano que não diz tudo o que pensa sem antes aprofundar suas reflexões, é uma pessoa que busca contruir um caminhar mais sapiente e isso nem sempre é fácil pois “pensar exige esforço mental”.

Andar em linha é uma atitude de SER, não de ESTAR, é um querer assumir sua própria consciência, e essa atitude demonstra uma elevação mental.

Uma grande parte da humanidade está limitada, parametrizada, formatada, a um viver com pouco horizonte mental devido ao lugar aonde nasceu, à sociedade a que pertence, aos interesses de alguns que querem ordenar e comandar as sociedades humanas e outras em seu próprio benefício.

Um viver mais elevado mental depende muito de uma série de circunstâncias à nascença e também depende das opções individuais de cada um em seu construir os próprios caminhos mas hoje em dia a informação global e holiística está bastante democratizada e isso permite outras escolhas e um maior desenvolvimento mental.

Uma criança, com cerca de dez anos de idade, quase morreu no mar enquanto nadava pois as ondas estavam altas e ela, ousadamente, desafiou estas ondas e, após muita luta contra as mesmas, conseguiu alcançar à praia.

Esta mesma criança, há muitos anos, quando ia ao cinema com os colegas da mesma idade, no bairro aonde morava, apercebia-se que os seus amigos reagiam ao filme de uma forma realista, como se os tiros dos Cow-boys e dos “bandidos” e os murros dados nas lutas, na tela, pudessem sair do ecrã e atingi-los realmente.

Estas crianças reagiam de uma forma inconsciente, indutiva, empírica, deixando-se envolver por uma realidade virtual.

Aprofundando as questões do racismo, anali-se o seguinte: - a Segunda Grande Guerra mundial que terminou em 1945, foi gerada pelos alemães pois estes queriam dominar a Europa e outros países criando um Império politico e racial ariano.

Os alemães mataram milhões de pessoas que consideravam inferiores e roubaram-lhes tudo e afirmaram que a sua raça ariana era superior a qualquer outra raça humana.

Com esse modo de pensar, tentaram então escravizar os outros grupos humanos que não fossem arianos e os que não lhes serviam mais, mataram.

Esta acção demonstrou, por parte dos alemães arianos, um racismo exacerbado e extremamente violento, com total falta de respeito pela vida e sua evolução.

Na verdade os alemães arianos consideravam que eles eram os descendentes directos de um ser divino e seus representantes aqui na Terra, o que é um absurdo e uma negação da evolução da vida.

Pode-se aqui supor um ser humano da Dinamarca e um outro ser humano de Angola. O ser humano da Dinamarca supostamente é branco e o ser humano angolano é negro. Há diferença entre estes dois seres humanos? Um é superior ao outro? Em quê?

Se abrirmos o cérebro dos dois, são exactamente iguais. O sangue é exactamente igual. Os órgãos internos são exactamente iguais e na mesma quantidade. Fisicamente não há diferenças, está provado.

Talvez na côr da pele mas a côr da pele existe por causa do ambiente solar, é um elemento superficial não profundo. Os seres humanos têm uma origem comum do Autralopithecus, África Austral, sul de África aonde o clima era bastante quente e os raios solares bastantes fortes logo a pele exterior sofria e sofre a influência dos raios solares e naturalmente era e é mais escura devido à pigmentação gerada pelos raios solares.

O Humano do norte da Europa descendente do Australopithecus, e que nesta nova região geográfica não tinha tanta influência dos raios solares, pois era um clima muito frio e com pouco sol, naturalmente clareou sua pele e seu corpo adaptando-se a estas novas circunstâncias.

E se há alguma diferença entre estes dois seres humanos, um do norte e outro do sul, talvez essa diferença favoreça o ser humano do sul, com pele mais escura pois se o humano com pele clara estiver sobre a influência forte dos raios solares durante um certo tempo, sua pele pode aquecer muito e terá de ir para um hospital de urgência com queimaduras.

De resto, os seres humanos em geral são semelhantes, com o mesmo potencial mental, e quem faz a diferenças entre os seres humanos é o “acaso e necessidade” conforme a teoria do cientista Jacques Monod.

Quando, hoje em dia, alguém nega o evolucionismo, afirmando que os seres humanos não vieram de outras espécies como o Chimpanzé, o que está demonstrado pela ciência, essas pessoas supõem-se descendentes directos de um ser superior e consideram os outros seres vivos, animais e plantas, como seres inferiores, demonstrando isso uma semelhança de ideias com a da raça ariana dos alemães.

Nenhum ser humano poderia existir sem primeiro existir o planeta, depois as as águas, depois a vegetação e árvores, depois existiram outros seres vivos, outros animais, e por ultimo, surgiram os seres humanos e seus desequilíbrios sociais e ambientais.

Os seres humanos não existem sozinhos pois se na Terra estivessem apenas os humanos, naturalmente seriam exterminados pela sua solidão pois todos os seres são sociedades colectivas e nada sobrevive sozinho.

Se olharmos o planeta Marte, temos um exemplo do que será a vida na Terra se os seres humanos continuarem a se sentirem superiores uns aos outros seres, a exterminarem os outros seres, num genocídio, e a destruírem seus habitats.

Este raciocínio de superioridade racial demonstra um racismo na sua pior demonstração, podendo considerar-se a gênese do racismo.

É preciso aprofundar esta análise e haver humildade para se construir uma consciência profunda sobre quem é o ser humano aqui na Terra.

Todos os seres, animais, vegetais e minerais, são seres muito importantes para a existência da espécie humana.