Dia 20 – A riqueza é um bem ou um mal?

A riqueza é um bem ou um mal? Digo que ela pode ser as duas coisas, vai depender de quem a possui...

“Como é que um adepto da filosofia pode viver com essa opulência? Por que diz que despreza riqueza e é possuidor de tantos bens?” (Sêneca, Da Felicidade). Esse questionamento é feito ao filósofo e estoico Sêneca que era possuidor de muitas riquezas, um dos três homens mais ricos da sua época no império romano, e que falava do desapego material.

Ele responde que a riqueza não é um mal, vai depender de como você a vê, como você lida com ela, se é você que a possui ou se é possuído por ela, se a usa para o bem ou se a usa em benefício próprio de forma exploradora.

Para uma vida boa não há a necessidade de se ter uma riqueza enorme, de ser uma pessoa que acorda pensando em como amplia-la ou como mantê-la sem perder nada.

No final de um dos capítulos do livro, Sêneca vai dizer sobre o valor da riqueza quando questionado: “Deves saber que o valor (da riqueza) não é idêntico para nós. Para mim as riquezas, se as perdesse, não me diminuiriam em nada, apenas elas seriam reduzidas. Tu, ao contrário, ficarás abatido, sentindo-se como que privado de ti mesmo, caso te abandonem. Para mim, as riquezas têm certo valor, para ti, tem um valor imensurável. Assim, as riquezas pertencem a mim, no teu caso, tu és subordinado a elas.” (Sêneca, Da Felicidade)