Dia 17 – Sobre generosidade

Eis um assunto que pode se tornar polêmicos se nos aprofundarmos nele e ainda inserirmos uma visão ética na sua efetivação.

Costumamos ver a generosidade das pessoas inflada nas épocas festivas, principalmente de final de ano, onde muitas delas participam ou organizam distribuição de presentes, cestas básicas de alimentos, balas e outras coisas. Não sabemos se isso ocorre no restante do ano.

A generosidade é associada ao desapego material, ou seja, você distribui coisas que não necessita ou que não precisa mais, sendo usadas na maioria das vezes e as oferece para aquelas pessoas que tu achas que necessitam delas.

Ser generoso é uma virtude também ligada ao estoicismo e até a algumas religiões, porém, generosidade não é dar, ou oferecer, somente aquilo que usamos e vamos abandonar, e nem dar coisas em determinadas épocas para desencargo de consciência.

A generosidade deve ocorrer sempre que for possível e de forma silenciosa ou que não seja uma propaganda em benefício próprio.

Alguns exemplos de generosidade: pagar bem seu funcionário, dividir aquilo que você tem em excesso, não desperdiçar, dentre muitas atitudes que podemos ter, a maioria sem fazer publicidade ou torna-la conhecida.