Dia 05 – Prazer e dor
Se pudéssemos escolher entre ter uma vida com prazer sem dor alguém arriscaria optar em sentir as dores do mundo? Até mesmo o masoquista ao escolher sentir dor, aquilo lhe dá prazer.
A vida é uma sequência de dores e prazeres, seguidamente, muitas vezes o prazer vem depois de uma dor imensa pela consequência da própria vida.
Há dores que nos perseguem a vida toda, porque damos a importância que ela não deveria ter, olhamos para dor como algo intransponível.
Mas buscar o prazer efêmero pode ter como consequência a dor, por exemplo, beber exageradamente em uma festa e depois sofrer as consequências.
Sempre que pudermos escolher vamos preferir os prazeres, isso é óbvio, e o estoicismo, seguindo a filosofia do epicurismo, nos aconselha a ficar longe das preocupações, ter uma vida mais calma e tranquila, não deixando os problemas que não estão no nosso domínio de resolução mais de lado.
Mas não podemos fugir das tarefas que nos causam dor ou desgosto, precisamos fazer coisas que não gostamos muitas vezes, o modo como lidamos com elas é que fará a diferença.