Jean Meslier, o Padre Ateu

     O Padre, Materialista e Ateu francês de nome Jean Meslier foi um um vigário de aldeia que escreveu por volta de 1720, no início do Iluminismo, uma obra na qual expressou toda a sua revolta contra a mistificação e a manipulação religiosas, em particular o cristianismo, a filosofia dualista, a opressão política e as injustiças sociais, propondo a união de todos os explorados e oprimidos em torno do estrangulamento do último rei com as tripas do último padre, isto é, em torno do ideal de uma sociedade baseada no ateísmo e na exploração coletiva e fraterna da terra, o que lhe garante um lugar de  relevância não apenas na filosofia política das Luzes e na tradição materialista, mas na história das idéias de um modo geral: "O homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre", encontrada no livro Extrait des sentiments de Jean Meslier, citado em "MESLIER, J. Testamento de Jean Meslier. In: SCHÖPKE, R. (Org.); BALADI, M. (Org.). Filosofia Clandestina. Edição, tradução e notas por Regina Schöpke e Mauro Baladi. São Paulo: Martins Fontes, 2011. v. 2".

 

     Sua notoriedade se deve à autoria de um tratado filosófico promovendo o ateísmo, descoberto após sua morte. Apresentado como um "testamento" aos seus paroquianos e a toda humanidade, o texto denuncia a "falsidade e vaidade de todas as divindades e de todas as religiões do mundo", cuja influência de pensamento afetaram diretamente as definições de "ateísmo" não sofrendo quaisquer dificuldades em se encaixar como um ateísmo em sentido amplo

 

     Suas argumentações sobre o controle do medo como arma de manipulação para um indivíduo mentalmente enfraquecido e perturbado, a impossibilidade da noção de Deus como conceito racional e inteligível, e a impossibilidade de Sua existência, assim como a afirmação da absurdidade de tal existência, entendendo o ateísmo presente no padre como um Ateísmo explícito, afirmativo e em sentido amplo, expressa sua crença na inexistência da metafísica, do transcendental e divina não apenas isolada à uma religião em específico, mas se tratando em contexto generalizado das mais formas de definição de religião.

 

     Pela forma como ele argumenta sobre a questão da crença, do medo, da igreja, do clero, da religião como instituição cristã e em sentido geral, podemos perceber que seu ateísmo se encaixa no sentido mais intuitivo da palavra, no da negação às religiões, às crenças, à espiritualidade e ao transcendental.

 

Deus sive natura?

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Meslier

 

 

 

 

 

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 05/01/2024
Reeditado em 05/01/2024
Código do texto: T7969725
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.