BIBLIOTECA PÚBLICA

 

 

Muito do conhecimento que adquiri ao longo da vida não foi nas escolas, nos cursos ou na universidade que frequentei. Meu pai era contador da prefeitura de Curitibanos – SC e sua irmã trabalhava como bibliotecária no mesmo prédio, na Biblioteca Pública Municipal. Eu, desde pequena, frequentei, tanto a sala onde meu pai trabalhava, quanto, e mais ainda, a biblioteca.

 

Sempre tive enorme interesse pela leitura e minha família incentivava a mim e aos irmãos, adquirindo livros, revistas e jornais, deixando-os à nossa disposição. Porém, foi na Biblioteca Pública que conheci muitos dos mais importantes e famosos escritores de todos os tempos, tanto nacionais quanto estrangeiros. Desde cedo me fascinaram o pensamento, a crítica, as novelas, os contos e romances, além da notícia dos jornais e foi no acervo dessa biblioteca que os encontrei. A coleção de livros não era pequena. Durante anos me forneceu material de ótima qualidade para leitura. Naturalmente, eu tinha outros afazeres, como: ajudar mamãe no trabalho doméstico, frequentar a escola e, mais tarde, meu próprio emprego.

 

Nunca parei de ler, inclusive hoje, na terceira idade. Às vezes, me demoro na leitura de um livro. Leio devagar, pois continuo a ter outras atividades, entretanto saboreio o conhecimento que ele me transmite. Tenho preferência pela palavra escrita em papel. Não gosto de ler no celular ou no computador. O contato manual e visual me é prazeroso.

 

Penso que os pais devem estimular a leitura nos pequenos. Ela desenvolve o intelecto, o pensamento, a comunicação, a escrita. Quem lê tem opinião e transmite ideias. E tem, principalmente, assunto para conversas interessantes, um amplo repertório de boas histórias para contar, porquanto viaja por lugares conhecidos e desconhecidos.

 

Livro é fonte de saber, de conhecimento, de cultura.

 

 

 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 31/12/2023
Reeditado em 31/12/2023
Código do texto: T7966064
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.