O futuro pretérito do Socialismo

A meta do Socialismo é construir um futuro paraíso na Terra onde não haverá pobreza nem injustiça de espécie alguma.

Será esse futuro daqui a cem, duzentos, mil anos?

Não importa, com certeza ele virá.

Embora todos nós saibamos que essas afirmações são uma piada de muito mal gosto e sem graça, vamos fazer um exercício mental para mostrar que o futuro do Socialismo paradoxalmente está no passado.

Como seria nosso Planeta se o Socialismo o tivesse dominado por completo no início do século XX?

Sabemos bem que essa doutrina é incompetente para gerenciar o que quer que seja.

Na sua forma mais extrema e cruel, o Comunismo, não existe Economia, o Direito e nem sequer Sociedade.

Sociedade é definida como “um grupo de indivíduos se relacionando, a fim de conseguir e preservar seus objetivos comuns.”.

Quando uma pretensa sociedade é vista apenas como um ajuntamento de indivíduos que devem ter cada passo, tudo que pensa e fala dirigidos por uma força externa, ela não existe de fato. As sociedades devem ser autônomas tanto quanto elas mesmas julguem conveniente.

O mesmo acontece com a Economia.

Ela é uma forma de relacionamento social, porque nela os indivíduos interagem visando satisfazer suas necessidades.

Na sua forma original, a Economia é autorreguladora e tanto mais saudável quanto menor é a influência externa sobre ela.

Em nenhum momento existiu Economia na União Soviética, na China de Mao e não existe atualmente na Coreia do Norte e em Cuba.

A Agricultura de alto rendimento é uma atividade essencialmente Capitalista. Por isso, os sistemas socialistas são incompetentes na produção de alimentos para suprir suas populações.

Então, respondendo a pergunta feita acima, se o Socialismo tivesse dominado completamente o Planeta no início do século XX, como ambicionou os soviéticos, talvez hoje tivéssemos o seguinte cenário:

- a população da terra, que era de menos de dois bilhões de pessoas naquela época, hoje não passaria de quatro bilhões porque a escassez de alimentos não permitiria seu crescimento no mesmo ritmo que conhecemos. Alguém dirá que isso teria sido bom porque o Planeta estaria mais preservado hoje, mas a população estaria divida entre uma parcela pequena abastada e bem alimentada e o restante mal alimentado e desnutrido;

- não existiriam lanchonetes, cheese-burguers, shopping centers e bolsas de valores;

- 99% dos filmes que já assistimos não teriam sido produzidos, porque foi o Capitalismo dos Estados Unidos que fez dele maior produtor e influenciador de outros países;

- 99% das músicas populares que temos em nossa memória não teriam sido compostas, pelo mesmo motivo acima;

- sem a cultura consumista dos Estados Unidos e a contribuição que eles deram para o desenvolvimento tecnológico da Humanidade, a economia mundial iria se basear principalmente no extrativismo, na agricultura familiar de baixo rendimento, artesanato e na industria têxtil;

- tecnologicamente a Humanidade estaria na década de 60 ou 70;

- haveria poucos veículos movidos a derivados do petróleo, porque quase ninguém teria dinheiro para comprá-los;

- o planeta teria poucas universidades, seriam apenas as fundadas antes da década de 40, porque a exigência de técnicos de nível superior seria pequena e os governos não iriam querer criar novas faculdades apenas para distribuir diplomas.

- não existiria a comunicação instantânea via celular e internet. Ela seria apenas via telefone fixo, que seriam poucos e de péssima qualidade e cartas, que poderiam ser abertas por fiscais do governo e seriam entregues ou não, dependendo do humor de cada um;

- quase não haveria migração e viagens internacionais porque não haveria motivação, dinheiro e liberdade para isso;

Com base nessas suposições, podemos deduzir que o Socialismo estilo latino-americano, que se aproxima mais do Comunismo, só não desapareceu completamente devido a maldade inerente aos seus líderes de um lado e do outro a servidão dos inocentes úteis.

Se a maior parte da população brasileira, por exemplo, não tivesse ZERO conhecimento de Economia e ZERO noção de Direito, não estaríamos vivendo hoje sob um governo com ZERO competência e CEM de más intenções.

Não podemos pensar diferente de um povo que acha que dinheiro é produzido por uma árvore chamada Estado e a democracia deve ser defendida com medidas autoritárias.

Manés, mais 500 anos de miséria vos esperam.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 17/12/2023
Código do texto: T7956176
Classificação de conteúdo: seguro