VELHEZAS
_____(Prepara-te, pois, todo corpo novo de hoje um dia também vai envelhecer).
Aproveita-pois o frescor desses dias...______________________________________________
Vivo conforme a minha idade
Sou um idoso]
(Palavras de um idoso)
Fiquei pensando nisso...
É só isso?
Como sujeitar a cabeça a viver aprisionada num corpo que envelheceu e a cabeça segue primaveril?
É possível parar a roda do tempo ou só sujeitar-se a viver conforme o seu tempo?
Como sujeitar a liberdade de ir e vir a pedir?
Como aprisionar a vontade dentro das limitações do corpo frágil, flácido e enrugado se a mente segue o frescor daquelas manhãs vadias?
Não consigo imaginar-me a parar no tempo como um ponto de tricô...
Será que estamos preparados para envelhecer?
Queremos viver muitos anos, mas é fácil viver com espirito acostumado a ser livre nesse depender do que se deseja fazer?
Como tratar a melancolia desses dias?
Confesso que me atormenta a ideia de envelhecer
Não se tratam das rugas, dos vincos e da flacidez da pele,
Não é um problema o viço, nem o frescor dos primeiros dias,
Mas a dependência
É esse depender que causa terror nesse viver oitentas e tantos...
Sabemos que queremos viver, mas até quando é esse viver sem depender?
_______________
Li o que disse DELON, e que aliás foi bastante criticado após revelar publicamente a decisão por realizar procedimento de suicídio assistido: O ator francês revelou, em 2022, decisão por realizar procedimento legal na Suíça, pais onde mora: Alain Delon explicou em seu perfil oficial no Instagram a escolha de morrer através de um suicídio assistido. "Tomei minha decisão faz tempo, acredito que minha vida foi bela mas também difícil", escreveu ele, na rede social.
O que é suicídio assistido?
O suicídio assistido é permitido na Suíça desde 1942, desde que os motivos não sejam egoístas. Esse tipo de procedimento é diferente da eutanásia, que não é autorizada no país. A principal diferença entre as técnicas é quem realiza o ato final.
Na eutanásia, outro indivíduo realiza a ação para acabar com a vida de alguém e assim parar seu sofrimento, mesmo que a pedido do paciente. No suicídio assistido, uma outra pessoa apenas auxilia alguém a tirar a própria vida. Nesse caso, o ato de ingerir ou administrar o medicamento letal é realizado pelo paciente.
'Nunca gostei de envelhecer'
A primeira declaração de Anthony Delon sobre o assunto aconteceu em 2022, um dia após a imprensa revelar em primeira mão um trecho da autobiografia do filho dele. Segundo o livro, a lenda do cinema pediu ao filho para organizar todo o processo e acompanhá-lo em seus últimos momentos.
Delon, que completou 87 anos em novembro de 2022, tem agora 88 completos "grifo nosso", aproveitou a postagem para compartilhar, à época, suas impressões sobre a idade. "Nunca gostei de envelhecer, todas essas dores e desafios que deve enfrentar no cotidiano me deixam imóvel diante de tudo", afirmou.
Duplo AVC
Depois de sofrer um duplo AVC em 2019, o ator vem se recuperando aos poucos e já se sente muito melhor, embora tenha que andar de bengala. "Envelhecer é uma merda!", disse o ator pouco antes de sua hospitalização, três anos atrás. "Você não pode fazer nada sobre isso. Você perde o rosto, perde a visão. Você levanta e, caramba, seu tornozelo dói”, reclamou o ator.
Em entrevistas recentes, antes de revelar a opção pelo suicídio assistindo, a lenda francesa já havia afirmado que não hesitaria em recorrer ao procedimento se necessário.
“Sou a favor [do suicídio assistido]. Primeiro porque moro na Suíça, onde o suicídio assistido é legal, e também porque acho que é a coisa mais lógica e natural a se fazer", disse o artista em entrevista a um canal de televisão local. "A partir de uma certa idade, de um certo momento, a pessoa tem o direito de sair tranquilamente, sem passar por hospitais, injeções e o resto...", declarou Alain Delon. Na mesma entrevista, o ator contou que já tem seu testamento pronto, com a partilha de sua herança definida. (Leia mais em O Globo notícias e cultura em Português).
É possível diminuir a solidão?
A literatura não é dispensável nesse momento de habitar os dias
Santa filosofia!
O sono é um dos limites do “cortinamento” desses infindáveis dias silenciosos da mente
A existência da vida e existência de um corpo nesses dias de ciências é arte para a filosofia
Explorar e enamorar-se dos dias
Ouvir músicas
Ler e escutar o silêncio
Observar e observar-se
Esticar-se como um gato
Prolongar a paciência
Consumir mais vegetais e os naturais
Mexer-se e “desenrabujar-se”
Rir, sorrir, enamora-se de bonitezas no pensar...
Silêncios e incensos, sala vazia, tantos já se foram, seguimos aqui...
Diversos elementos compõem o momento poético da velhice que pode, e deve ser iluminada de crepúsculos.
Historicamente, e não histericamente, não prender-se a leituras nenhuma, e encher-se de todas, tudo pode, e deve ser poético e nada de vazios
Encontrar forças e preparar-se para inundar um vazio e espantar os fantasmas de envelhecer todo dia.
O eu louca e lírica inCENA até a derradeira CENA
Velhezas é a glória para quem acostumou-se a viver inundada de imaginários silenciosos barulhentos, porque a vida e o frescor estão sempre novos dentro da gente.
Sobre a decisão de DELON: Eu respeito e entendo, mas eu viverei até o último dia, não conte que será diferente.
Ao divagar sobre essa temática deixamos claro que, não estamos incentivando a EUTANÁSIA, ou o Suicídio, mas que refletimos e respeitamos toda forma de decidir de cada um decidir sobre a sua própria vida.
________________________________________
ENSAIO:
O que é um ensaio? “O ensaio é um texto opinativo em que se expõe ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre determinado tema. Ele problematiza algumas questões sobre determinado assunto, focadas pela opinião do autor e, geralmente, apresenta conclusões originais.