VELHEZAS

_____(Prepara-te, pois, todo corpo novo de hoje um dia também vai envelhecer).

Aproveita-pois o frescor desses dias...______________________________________________

Vivo conforme a minha idade

Sou um idoso]

(Palavras de um idoso)

Fiquei pensando nisso...

É só isso?

Como sujeitar a cabeça a viver aprisionada num corpo que envelheceu e a cabeça segue primaveril?

É possível parar a roda do tempo ou só sujeitar-se a viver conforme o seu tempo?

Como sujeitar a liberdade de ir e vir a pedir?

Como aprisionar a vontade dentro das limitações do corpo frágil, flácido e enrugado se a mente segue o frescor daquelas manhãs vadias?

Não consigo imaginar-me a parar no tempo como um ponto de tricô...

Será que estamos preparados para envelhecer?

Queremos viver muitos anos, mas é fácil viver com espirito acostumado a ser livre nesse depender do que se deseja fazer?

Como tratar a melancolia desses dias?

Confesso que me atormenta a ideia de envelhecer

Não se tratam das rugas, dos vincos e da flacidez da pele,

Não é um problema o viço, nem o frescor dos primeiros dias,

Mas a dependência

É esse depender que causa terror nesse viver oitentas e tantos...

Sabemos que queremos viver, mas até quando é esse viver sem depender?

_______________

Li o que disse DELON, e que aliás foi bastante criticado após revelar publicamente a decisão por realizar procedimento de suicídio assistido: O ator francês revelou, em 2022, decisão por realizar procedimento legal na Suíça, pais onde mora: Alain Delon explicou em seu perfil oficial no Instagram a escolha de morrer através de um suicídio assistido. "Tomei minha decisão faz tempo, acredito que minha vida foi bela mas também difícil", escreveu ele, na rede social.

O que é suicídio assistido?

O suicídio assistido é permitido na Suíça desde 1942, desde que os motivos não sejam egoístas. Esse tipo de procedimento é diferente da eutanásia, que não é autorizada no país. A principal diferença entre as técnicas é quem realiza o ato final.

Na eutanásia, outro indivíduo realiza a ação para acabar com a vida de alguém e assim parar seu sofrimento, mesmo que a pedido do paciente. No suicídio assistido, uma outra pessoa apenas auxilia alguém a tirar a própria vida. Nesse caso, o ato de ingerir ou administrar o medicamento letal é realizado pelo paciente.

'Nunca gostei de envelhecer'

A primeira declaração de Anthony Delon sobre o assunto aconteceu em 2022, um dia após a imprensa revelar em primeira mão um trecho da autobiografia do filho dele. Segundo o livro, a lenda do cinema pediu ao filho para organizar todo o processo e acompanhá-lo em seus últimos momentos.

Delon, que completou 87 anos em novembro de 2022, tem agora 88 completos "grifo nosso", aproveitou a postagem para compartilhar, à época, suas impressões sobre a idade. "Nunca gostei de envelhecer, todas essas dores e desafios que deve enfrentar no cotidiano me deixam imóvel diante de tudo", afirmou.

Duplo AVC

Depois de sofrer um duplo AVC em 2019, o ator vem se recuperando aos poucos e já se sente muito melhor, embora tenha que andar de bengala. "Envelhecer é uma merda!", disse o ator pouco antes de sua hospitalização, três anos atrás. "Você não pode fazer nada sobre isso. Você perde o rosto, perde a visão. Você levanta e, caramba, seu tornozelo dói”, reclamou o ator.

Em entrevistas recentes, antes de revelar a opção pelo suicídio assistindo, a lenda francesa já havia afirmado que não hesitaria em recorrer ao procedimento se necessário.

“Sou a favor [do suicídio assistido]. Primeiro porque moro na Suíça, onde o suicídio assistido é legal, e também porque acho que é a coisa mais lógica e natural a se fazer", disse o artista em entrevista a um canal de televisão local. "A partir de uma certa idade, de um certo momento, a pessoa tem o direito de sair tranquilamente, sem passar por hospitais, injeções e o resto...", declarou Alain Delon. Na mesma entrevista, o ator contou que já tem seu testamento pronto, com a partilha de sua herança definida. (Leia mais em O Globo notícias e cultura em Português).

É possível diminuir a solidão?

A literatura não é dispensável nesse momento de habitar os dias

Santa filosofia!

O sono é um dos limites do “cortinamento” desses infindáveis dias silenciosos da mente

A existência da vida e existência de um corpo nesses dias de ciências é arte para a filosofia

Explorar e enamorar-se dos dias

Ouvir músicas

Ler e escutar o silêncio

Observar e observar-se

Esticar-se como um gato

Prolongar a paciência

Consumir mais vegetais e os naturais

Mexer-se e “desenrabujar-se”

Rir, sorrir, enamora-se de bonitezas no pensar...

Silêncios e incensos, sala vazia, tantos já se foram, seguimos aqui...

Diversos elementos compõem o momento poético da velhice que pode, e deve ser iluminada de crepúsculos.

Historicamente, e não histericamente, não prender-se a leituras nenhuma, e encher-se de todas, tudo pode, e deve ser poético e nada de vazios

Encontrar forças e preparar-se para inundar um vazio e espantar os fantasmas de envelhecer todo dia.

O eu louca e lírica inCENA até a derradeira CENA

Velhezas é a glória para quem acostumou-se a viver inundada de imaginários silenciosos barulhentos, porque a vida e o frescor estão sempre novos dentro da gente.

Sobre a decisão de DELON: Eu respeito e entendo, mas eu viverei até o último dia, não conte que será diferente.

Ao divagar sobre essa temática deixamos claro que, não estamos incentivando a EUTANÁSIA, ou o Suicídio, mas que refletimos e respeitamos toda forma de decidir de cada um decidir sobre a sua própria vida.

________________________________________

ENSAIO:

O que é um ensaio? “O ensaio é um texto opinativo em que se expõe ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre determinado tema. Ele problematiza algumas questões sobre determinado assunto, focadas pela opinião do autor e, geralmente, apresenta conclusões originais.

Serpente Angel
Enviado por Serpente Angel em 09/12/2023
Reeditado em 09/12/2023
Código do texto: T7950277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.