Socialismo, burocracia e os pântanos

Existe uma grande semelhança entre Socialismo e Burocracia, embora eles se refiram a esferas diferentes de administração.

Ambos podem ser comparados a um pântano cuja função é fazer a sociedade se submeter a busca pelos meios e quase nunca ou nunca atingir um fim.

Eles visam basicamente três propósitos:

- premiar os colaboradores proporcionalmente à sua contribuição para a manutenção do status quo;

- oferecer migalhas para os que avalizam silenciosamente sua existência mas que “se contentam com dez Reais”;

- engolir os que se atrevem a lutar contra eles.

Eles são obstáculos para os que tentam atingir um fim, qual seja o bem estar dos indivíduos das sociedades.

Temos vários exemplos desses pântanos no mundo. Os mais conhecidos, como sabemos, são a Coreia do Norte, Cuba, Venezuela e o que se desponta como mais promissor e expressivo deles, o Brasil.

É evidente que seus administradores não desejam nenhuma alteração no sistema exceto se for para que o pântano se torne mais pegajoso e fedorento.

Com base nisso, é perceptível a indisposição do governo brasileiro atual em tentar colocar o Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em virtude dessa organização exigir de seus membros condutas pautadas pela moralidade e desburocratização.

Está claro que nosso atual governo prefere se associar com Rússia, Irã, Comando Vermelho, Primeiro Comando da Capital, Hamas e outras organizações ligadas ao tráfico de drogas como o governo da Venezuela.

Esses países e organizações oferecem um atrativo muito maior do que a OCDE porque eles criam as próprias regras que são flexíveis e de aplicação imediata e não ameaçam a existência dos pântanos.

Um exemplo recente da “flexibilidade’ e eficiência dessas regras é a que orientou o Hamas no sentido de que “atacar civis numa festa é ato de luta por justiça”, regra esta que foi aceita de imediato por criaturas dos pântanos de vários países.

E não adianta esperarmos que um dia esses sistemas sejam extintos por si, porque são administrados pelas criaturas dos pântanos que são autogeradas na própria lama escura, tal qual os Orcs da série “Senhor dos Anéis”.

Somente erros dos Orcs chefes, como o que o da Rússia cometeu invadindo a Ucrânia ou uma força externa poderosa como a de Israel pode destruir esses ambientes putrefatos.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 15/11/2023
Código do texto: T7932239
Classificação de conteúdo: seguro