ÊXODO

Vocês que leem a bíblia conhecem o êxodo de Israel do Egito à Palestina? O povo de Abraão passara 400 anos exilado em terra estranha, no meio de um povo diferentes, de costumes e língua diferentes, de cultura e religião diferentes, sendo escravizado e oprimido por governos tiranos que lhes sugavam a força de trabalho, mantendo-o na subserviência por todo esse tempo.

Quando a misericórdia de Javé, o pai de Abraão, decide resgatar esse povo do sofrimento, envia-lhe Moisés. Moisés seria responsável pela libertação em massa de Israel. Em um dos episódios mais "chocantes" dessa narrativa, Israel passa pelo Mar Vermelho a pés secos e ruma para a "terra prometida." Nesse ínterim, começam as reclamações. As pessoas que haviam saído do sofrimento e escapado do massacre diário de viverem sob a fúria de truculentos exatores, quando se acharam na metade do caminho, "desejaram" voltar para o Egito. O caminho parecia muito longo. Palestina ficava cada vez mais distante a cada dia que passava, e as peripécias da viajem os afligia tanto que eles clamaram: "Por favor, alguém pode nos levar de volta ao Egito. Estamos morrendo de fome e sede neste deserto."

O novo é sempre uma experiência difícil. Às vezes, já estamos ali, na metade do caminho, e bate aquele desejo de se acomodar. Pensamos: "Eu estava tão bem não tendo que pensar isso, tão bem não tendo que decidir isso, tão bem não tendo que mudar isso." É que pisar num solo totalmente diferente daquele onde passamos grande parte da vida escravizados tem o seu preço, e não é barato.

Na verdade, quando Israel pedia pra voltar ao Egito não era isso que queriam. Da mesma maneira a pessoa que deseja acabar com a própria vida, ou desiste de uma mudança mais radical, o que eles querem é simplesmente uma maneira mais fácil de mudar. Oh, como seria bom se pudéssemos a um clique virar a página de nossas histórias! Como seria maravilhoso se eu pudesse agarrar o troféu da felicidade sem experimentar as agruras do processo. Não é possível.

Toda mudança requer determinação e demanda de nós algum cuidado e habilidades. O cuidado de não perder a fé na vida e a habilidade de lidar com medo, o medo do amanhã, que será bom ou ruim a depender do que estamos fazendo para chegar lá hoje. Você e eu vamos chegar lá! Mas não vamos chegar lá como quem sai de um determinado endereço a clica num novo link e em segundos contempla um novo horizonte. A vida não quer que seja assim. E ninguém está preparado para isso.

Pires Teixeira
Enviado por Pires Teixeira em 31/08/2023
Código do texto: T7874522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.