Entregar-se ou Integrar-se?

 

     No latim, as palavras "entregar" e "integrar" têm raízes muito próximas. Entregar vem de intregare com o sentido de "levar para dentro", que posteriormente evoluiu para "fazer chegar a alguém ou a algum lugar". Já "integrar" vem de integrare, com o sentido de reunir, tornar parte do conjunto. Em verdade, a única diferença na origem de ambas as palavras é a posição do primeiro "r". Assim, elas estão intimamente relacionadas, não só pela semelhança entre a etimologia de ambas mas também pela semelhança de seus significados.

 

     No entanto, "entregar" - quando não no sentido de "levar algo a alguém ou a algum ponto" - pode ter uma conotação bem negativa: "entregar-se ao inimigo"; entregar os pontos; entregar-se à justiça; entregar-se ao ócio, à luxúria, ao vício, etc. Por outro lado, "entregar-se a Deus", "entregar-se a uma religião", "entregar-se a uma missão" soa como um abandono de si mesmo para uma atitude de rendição, de sacrifício, de alheamento à vida.

 

     Observando a origem da palavra em questão, verifica-se que seu sentido tem sido completamente desvirtuado. Entregar-se, na realidade significa "levar-se para dentro", "tornar-se parte do conjunto". Quanto maior o conjunto, maior é a entrega, Entregar-se a Deus, literalmente significa tornar-se Um com Ele, e não "render-se" ou "submeter-se" à sua autoridade. A união com Deus somente é possível quando nossa consciência atingir patamares "divinos" em nosso ser. Ou seja: ser Um com Deus, significa ser da mesma natureza Dele. Água e óleo não se misturam. Para tornar-se um com a água, é preciso ser água ou ter afinidade química com ela. 

 

     Portanto, entregar-se é o mesmo que integrar-se, dissolver-se como parte de um conjunto. O ego inconsciente não consegue entregar-se (integrar-se) a Deus porque sua baixa frequêcia vibratória é incompatível com a natureza de Deus. É por isso que a evolução espiritual depende da sutilização do ego. Depende de impregná-lo com os atributos do espírito. Daí dizer-se, em várias tradições esotéricas: "evoluir é transformar vida energia em vida consciência". É deixar de entregar-se (integrar-se) aos caprichos do ego para integrar-se (entregar-se)  à Consciência Cósmica.