ESTUDO DE CASOS - LAUDO DE ALUNO ESPECIAL

O aluno “ K W X W Y Z ” tem dificuldades de concentração e de estabelecer foco na maioria dos assuntos por pouco ou longo tempo... Em certos momentos estabelece um contato fantasioso com a realidade, com atitudes regressivas, imaturas e infantilizada para sua idade cronológica! Durante uma conversa, desvia muito o assunto abordado com temas que não fazem parte do contexto. Se cansa e desvia o olhar... Pouco fala... Muda de lugar... Se levanta ou anda para outra parte...

Apresenta grandes infinitas dificuldades no processo ensino e aprendizagem! Não está alfabetizado, com defasagem para sua idade e série. A Família tem ajudado com sua vinda até a Escola! Sua esforçada professora comprometida e abalizada (Bernadete) vem montando seu portifólio (original, tradicional e excelente) adaptando as aulas e matérias na medida do possível...

O aluno, quando é necessário que se concentre para fazer alguma atividade escrita, esquiva-se, inventa desculpas verbais e/ou comportamentais! Diz e nota-se pelos seus atos e gestos, sempre que não sabe ou está cansado e desinteressado! Demonstra muita alienação e talvez grande insegurança e desinteresse, principalmente quando se refere a leitura e escrita e não tem autonomia aparente, para realização das tarefas. Em Ensino Religioso entretanto, com Intervenção Teopsicopedagógica Sociopsicomotricista... ri e alegra-se, quando ouve as músicas ensinadas e cantadas pelo professor e pela turma! Gosta de Desenhos e Cores! Inclusive alguns materiais didáticos salutares da Sala Específica de Recursos Didáticos Especiais – que é mesmo bem elaborada! Livros Coloridos com Desenhos; Jornais e Revistas; Caderno; Lápis; Borracha; Tesoura; Cola; Lápis de Cor; Textos “Fatiados”; Atividades Xerocadas; Brinquedos como Bonecos e Ábaco: Interessantes Multicores; Até Jogos Educativos e Desenhos e Vídeos Bíblicos Animados e Músicas pelo Celular; Estímulos para Desenhar e/ou Colorir, ou Sublinhar os pontilhados; Conversas Estimuladoras de Incentivo e Fortalecimento de Vínculo e Elo de Amizade de Professor-Aluno! Usamos Avaliação Processual e Contínua! Mudança de Atividade várias vezes durante as aulas para retomada de atenção do educando que necessita de constante supervisão... inclusive evitando perigo...

O aludido estudante, aparentemente ainda não adquiriu noções de números e quantidade. Tem dificuldade em muitas matérias!

Sua lateralidade está definida: é destro; às vezes corre na ponta dos pés. Sua coordenação motora fina está aquém para a idade e série. Mas tem seus bons momentos de delicadeza e interação com sua professora específica Bernadete e com o Professor MSCF de Educação e Ensino Religioso na aludida Escola Estadual. Aperta a mão. Olha nos olhos. E como diz a Bíblia – o Caminho de Deus é viável para todos – nem os “Deficientes Cognitivos” errarão! Isaías Capítulo 35 versículo 8. (versão bíblica atual feita de acordo com a legislação normativa brasileira dentro do “Politicamente Correto” evitando Processos Judiciais – O Professor é também Pastor Teólogo Evangélico e Escrivão Ad Hoc) Ah! A Bíblia pede ainda para não chamar ninguém de “raca”- em Hebraico e Aramaico! Usa-se: “Deficiente Cognitivamente...” ou “Alguém com Necessidades Especiais...”

O aluno é um pouco extrovertido e sociável também com os alunos e funcionários da escola, algumas vezes! Bem cuidado, bonito e agradável, tem até mesmo, facilidade em fazer e estabelecer relações interpessoais, pela sua amabilidade afável! Porém em certos momentos é voluntarioso e quando contrariado, chora, briga, grita, faz pirraça – como toda criança ou adultos que também usam estes Mecanismos de Defesa usuais... ainda necessita usar fraldas... apesar do seu tamanho e idade...

Trata se de aluno com grandes dificuldades acadêmicas! Requer portanto, uma maior investigação médica, para verificar suas necessidades e ser devidamente medicado! Coisa que aparentemente a Família está ciente e tem providenciado dentro do possível... Temos tornado o ambiente agradável para ele... Suspeita (quase comprovada) de epilepsia e mudez (a ser decifrada a razão...)

x-x-x

MSCF – GV (Cidade Jardim) MG - Julho 2023.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOTA = O professor MSCF atua com Educação e Ensino Religioso & Psicanálise & Diversos Conteúdos, com graduação em Letras e Teologia (reconhecidos pelo MEC) e graduação em Ciências da Religião, entre outras. Mestrado em educação e Teopsicopedagogia, etc. Doutorando. Escrivão Ad Hoc. Capelão Militar / Hospitalar / educacional.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Livro: FATOS OCASIONADOS # 1 ( Estudos Clínicos Terapêuticos ) 20?? – Pág. ??? Ainda Inédito - no prelo...

( Se usar e divulgar, cite o Autor MSCF e a Fonte = O Livro )

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LIVROS DO MSCF NO CLUBE DE AUTORES = https://clubedeautores.com.br/livros/autores/marcio-sergio-cassiano-de-freitas

--

MSCF NO AMAZON =

https://www.amazon.com.br/s?i=digital-text&rh=p_27%3AMarcio+Sergio+Cassiano+De+Freitas&s=relevancerank&text=Marcio+Sergio+Cassiano+De+Freitas&ref=dp_byline_sr_ebooks_1

--

MSCF NO UICLAP =

https://uiclap.bio/MSCF ou https://loja.uiclap.com/?s=MARCIO+SERGIO+CASSIANO+DE+FREITAS&post_type=product