O sentido da vida - breve ensaio quase filosófico

Quem pode dizer, meu amigo, e não se parecer pedante, que o sentido da vida, num resumo, consiste em, ao se deparar com questões que lhe pareçam insuperáveis, o sentido da vida é a busca, intransigente, pelo conhecimento?

É claro, entendo sua dúvida, que ao se falar em conhecimento, e não sem razão, pode se perguntar: mas qual conhecimento se deve buscar sem descanso, isto é, de maneira intransigente, como se a vida, e nada mais, só tivesse sentido se se dedicar à busca pelo conhecimento. Se assim é, outra questão, talvez se apresenta, e outro conhecimento não é digno de busca?

Antes, porém, talvez seja preciso, primeiro, definir o que é conhecimento e depois, tentar, se possível, dizer se há um conhecimento ou se há outros, e quais seriam?

Em primeiro lugar, conhecimento entendo serem aquisições mentais, visuais, corporais que, em certa medida, para se realizarem, passam pelo campo cognitivo do cérebro. Noutras palavras, são aquisições que ao serem processadas pelo intelecto, se tornam passíveis de serem transmitidas por outras maneiras expressivas (escrita, pintura, as artes...) e assim possibilitam novas interpretações e interações.

Tendo aceito que essa definição de conhecimento satisfaça o primeiro tópico da questão, não se pode negar (e já dando resposta a segunda) que qualquer conhecimento é digno de busca.

Esclarecido, ao menos, superficialmente, no que consiste o sentido da vida, presume -se, sem embargos, que a vida só terá algum sentido, alguma razão de se viver, se, e não de outro modo, conseguir-se vive-la na mais harmoniosa busca e conquista de conhecimento. Todavia, e aqui se antecipa, para que não se associe conhecimento com poder, que o conhecimento, antes de ser qualquer meio de manipulação ou arma de conquista, se consigna aceitar que conhecimento é somente a aquisição de saberes que se destinam ao convívio harmonioso entre o Homem e a natureza.

É verdade que a aquisição de conhecimento não igual a aquisição de um bem material. Adquirir conhecimento, ao contrário da aquisição de qualquer outro bem que se pode mensurar, adquirir conhecimento é pressupor que se poderá entender as questões que movem a vida e lhe dão sentido. Dito de outro modo, o sentido da vida está exatamente na constante busca por sua compreensão. Compreender, ou, tentar, ao menos, entender quais os significados, ou eventos, da vida, é dar sentido a essa centelha de luz que ilumina nossa caminhada. Somente quando se tem essa premissa como senso de busca é que estamos aptos a, ainda que embrionariamente, sair pelo mundo,, o resto, bem, o resto, material para belas histórias.