Poeira em alto mar
Na foto tirada pela NASA, é possível ver as toneladas de partículas de poeira que fortes ventos levaram do deserto do Saara para o Senegal, Gâmbia e até para o arquipélago de Cabo Verde, no meio do Atlântico. Essa poeira fertiliza as águas superficiais do oceano, com impactos sobre o solo das Américas, além de influenciar o desenvolvimento de furacões e bloquear a luz solar, afetando a quantidade de radiação que atinge o planeta.
Vários estudos recentes ofereceram ideias diferentes sobre o futuro das tempestades de poeira e dos transportes. As tempestades de poeira provavelmente se tornarão mais intensas e frequentes com as mudanças climáticas. Temperaturas mais altas trariam mais ressecamento e menos vegetação para a região, proporcionando mais material solto e empoeirado para ser recolhido. Tempestades e ventos mais fortes em um mundo em aquecimento poderiam fornecer mais energia para transportar essa poeira.
Vários estudos recentes ofereceram ideias diferentes sobre o futuro das tempestades de poeira africanas e dos transportes. As tempestades de poeira provavelmente se tornarão mais intensas e frequentes com as mudanças climáticas. Temperaturas mais altas trariam mais ressecamento e menos vegetação para a região, proporcionando mais material solto e empoeirado para ser recolhido. Tempestades e ventos mais fortes em um mundo em aquecimento poderiam fornecer mais energia para transportar essa poeira.