Perfunctório como Indiana Bell

     A operadora telefônica norte-americana AT&T estava com um problema nas mãos no ano de 1930, pensava em expandir a atuação da subsidiária Indiana Bell, na cidade de Indianapolis. O prédio atual não poderia ser demolido para a construção do zero de um edifício maior, já que os serviços de telefonia da operadora eram essenciais para o cotidiano da cidade, então com um projeto minucioso e muito bem executado, a companhia simplesmente moveu o prédio de lugar para ter espaço no terreno e fazer um anexo no local.

A obra de movimentação do edifício da Indiana Bell é considerada uma das mais impressionantes dessa modalidade. Ao todo, a obra começou em 12 outubro de 1930 e durou quatro semanas. O prédio foi movido 16 metros para o sul, girou por 90º e avançou 30 metros para oeste. Ele pesava 11 mil toneladas e tinha oito andares.

     Para realizar a movimentação, que precisava ser lenta, foram utilizados diversos macacos hidráulicos que suspenderam o edifício, que ficou sobre um novo piso improvisado de concreto.

    Como o sistema de telefonia não podia parar, parte da gambiarra envolvia fazer com que todos os funcionários continuassem acessando o prédio normalmente, trabalhando com a mesma estrutura de sempre. Para isso, uma plataforma circular do terreno foi construída com uma espécie de ponte móvel, capaz de garantir o acesso das pessoas à porta do prédio, além disso, todos os cabos foram expandidos para que as linhas continuassem operantes. O trabalho duro ficou somente mais algumas décadas de pé, pois o prédio da Indiana Bell foi demolido em 1963.

https://www.megacurioso.com.br/estilo-de-vida/118145-como-engenheiros-moveram-um-predio-do-lugar-nos-eua-em-1930.htm

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 26/06/2023
Código do texto: T7822537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.