HOLÍSTICO

Percebe-se que a sociedade moderna está num ritmo acelerado de exposição, cobranças de resultados e claro, muita comparação. Tudo isso, de modo muito simples, criou uma demanda enorme nas clínicas e profissionais que dão esse suporte nas dificuldades de relações e conflitos internos. O número expressivo de pessoas com sintomas de algum transtorno ou desvios de comportamentos, aumenta diariamente. (Ansiosos, depressivos, Tus, etc). A perspectiva é negativa, pelo visto, daqui uns anos, teremos muita, mas muita gente medicada, pois os casos dispararam vertiginosamente, pelos fatores acima citados. O ser humano está cada vez mais entregue a ação de medicamentos e procedimentos terapêuticos, sabemos alguns sem efeito prático, mas o mercado é vantajoso, principalmente no quesito remédios, pois muitos usam e abusam destes, com chancela médica,fato lamentável.

Creio que os profissionais de saúde mental (psiquiatras, neurologistas e psicólogos em todas as suas abordagens) terão espaço para atuar, apesar do preço dos serviços oferecidos ainda esteja um pouco alto para o bolso da maioria, mas há associações religiosas, entidades filnatrópicas e universidades com esses serivços disponibilizados sem custos.

Questões emocionais são um grande mercado, por se tratar de algo difícil de ser mensurado e quantificado, o que cria uma variedade enorme de tratamentos e processos para sanar ou aliviar a situação estressante e/ou conflitiva. Muitas vezes, as pessoas terminam uma terapia e ainda sentem angústia e ou desconforto com outro aspecto não "trabalhado" no processo, o que promove recaídas. Partindo desse ponto vejo que um olhar mais abrangente sobre o cliente e/ou usuário do serviço, rende resultados favoráveis; facilitando o alívio dos sintomas ao se atentar para o individuo como um todo no processo social/familiar/cultural.

Bom fico na espera de que os profissionais consigam atuar de forma mais abrangente, tratando aspectos pontuais, mas nunca desmerecendo o ser em seu aspecto global e humano.