Quem está do outro lado da porta?
- Toc! Toc!
- Quem é?
- ...
- Quem está aí?
- Sou seu passado.
- ...
Enfrentar os problemas atuais espelhando-se nas adversidades do passado. Teoricamente uma questão de análise. Ficar cara a cara com o que fez sofrer, chorar, magoou, entristeceu, e também fez feliz, fez rir, fez iluminar os dias e clarear as noites. Análise.
Há sufoco. Há receio. Há medo de fazer algo errado.
Revirar a lata de coisas boas e ruins chamada passado, desamassar as situações variadas, reciclar tudo (com uma boa dose de arrependimento, é claro) e tentar tirar alguma conclusão disso tudo. Difícil, muito difícil...
Há sufoco nas palavras, nas atitudes, nos sentimentos. Sentir-se sufocado não faz bem; prende, amarra, destrói.
Há receio em recuperar lembranças e sentir-se feliz. Lembrar. Sentir falta, saudade.
Há medo de magoar o presente com as mesmas lembranças, oriundas de um passado não tão distante.
Quem diria que o homem estaria formado, em escola boa, comida agradável, situação estável e cabeça tranqüila? Quem diria que o menino trabalharia ao invés de estudar, dormiria ao invés de comer, choraria ao invés de sorrir e sofreria a cada nova angústia e fuga? Dor, muita dor... mas o menino virou homem... (esperando que nenhum homem torne-se menino).
Ela soube da dor, do sofrimento, da angústia, mas nada pôde fazer. Não soube o que fazer. Não soube como...
Buscar o passado é como viver a vida de um inseto. Se tem de superar desafios sem qualquer ajuda ou tempo hábil. Dessa vez não haverá papai ou mamãe lhe acobertando e respondendo por seus atos. Não haverá pra onde correr, apenas enfrentar, enfrentar, enfrentar...
O que se pode esperar de tudo isso é uma perspectiva de futuro diferente, ou não, dependendo do que cada um fez de seu passado, logo depende do que cada um fez de sua vida.
Estar do lado errado não é errado se estar do lado errado parece certo. É errado pra quem? É certo pra quem?
Uma sociedade institui diversas inutilidades consideradas ''modos e maneiras de civilizar''. Tem-se, em média, 75 anos de vida em expectativa, atualmente. Parece muito, mas passa tão rápido quanto um espirro no fim de semana.
Se os anos correm tão depressa, por que preocupar-se com o modo que sentamos à mesa ou a forma com que nos sentamos, se podemos pensar, com alguma dificuldade, numa forma de sermos felizes e usufruir o tempo que ainda nos resta; se desperdiçamos 5 minutos de nossa vida pensando na forma que pegaremos no garfo ou na faca, serão 5 minutos que qualquer criança aproveitaria melhor, pois não pensaria duas vezes e usaria as próprias mãos para comer.
Não é um incentivo à ideologia de cultura ao infantil, apenas um alerta de que ainda nos resta uma esperança de não seguir o passado de tanta opulência, status e luxúria.
Vivamos a vida sem medo! Vivamos o que somos sem esconder quem gostaríamos de ser, mas nunca esqueçamos que ser quem se é vale mais do que tentar ser o que não se é.
Lute. Por você, por mim, por nós. Lute contra você mesmo, mas esteja certo de que será a batalha mais difícil de sua vida, a qual poderá levá-lo não à morte, mas a algo muito pior do que esta: o fim de si mesmo.
Um dia disseram que viver e ser feliz é difícil, quase impossível... Bobagem! Esqueça!
Não busque a felicidade nem preocupe-se se ela demorar a aparecer.
Curta cada instante com quem se gosta, cada momento, cada segundo. Não julgue, JAMAIS, as atitudes e ações das pessoas, principalmente os que estão passando por situações difíceis, complicadas ou simplesmente diferentes das suas. Eles não precisam ouvir que estão errados, precisam que alguém os ouça, que alguém lhes dê atenção, incentivo, tranqüilidade, enfim, calma para enfrentar os desafios e obstáculos do dia-a-dia.
Não tente medir o sofrimento e a dor alheia, isso é individual, próprio. O que parece besteira para uns, pode ser a única alternativa para outros. Dizer que não vale a pena insistir em algo, também não adianta, pois sempre se sabe que não vale a pena; o difícil é deixar de sofrer...
Como alguém já disse um dia: ''Esqueça as ofensas, guarde apenas os elogios... Se conseguir isso, me ensine''. Por que será que é tão difícil esquecer o que nos faz mal e tão simples esquecer o que nos faz bem? Nem sempre, mas comumente é assim.
Onde está o passado nisso tudo? Espelho, reflexos...
Tente fazer de sua vida um motivo a mais de sorrir ao invés de cair pelos cantos da rua das desilusões. Abrace, beije, acaricie. Tudo com muita parcimônia quando não se conhece o parceiro. Agora, quando houver intimidade... Esqueça a moderação!
Me prometa uma única coisa: Faça valer a pena o que se propuser a fazer; E que pelo menos 75 segundos sejam de pura alegria e prazer.
Um ''poeta morto'' já disse: "Fui à floresta porque queria viver profundamente e sugar a essência da vida. Eliminar tudo que não era vida e não, ao morrer, descobrir que não vivi." É por isso que eu luto, é isso que preciso, é isso que quero de você.
Um beijo elucidado e... fim.