ROTA DA POESIA

Algumas considerações sobre a arte poética baseada em leituras muito pessoais, e sem o rigor de um texto acadêmico .

Houve uma época em nossa história literária que a poesia escrita (o poema feito com arte) era inseparável da música, e por isso só poderia ser cantada e acompanhada por uma melodia ao som de um instrumento musical chamado alaúde. Mais tarde, depois que houve a separação, a poesia escrita evoluiu tomando rumo diferente. Daí sucederam-se as Escolas Literárias que estudamos nos livros de gramática e literatura, e que serviram didaticamente aos estudiosos especificarem as maneiras de escrever e os estilos de época, demonstrando tendências, classificando-as conforme suas características. O Romantismo - o primado do sentimento - que possuía como um de seus postulados a liberdade poética, surgiu como uma reação ao Arcadismo; o Realismo/Parnasianismo, como uma reação ao Romantismo, cujos excessos sentimentais tornaram o poema um desabafo emocional; depois, quase simultaneamente, surgiu o Simbolismo, que foi definido como um Romantismo espiritualizado e mais musical, e cujos versos não poderiam nunca definir, e sim, sugerir, criando uma atmosfera onírica. Dessa escola literária apareceram na França poetas exponenciais, de grande expressão, como Mallarmé e Baudelaire, que influenciaram escritores no mundo todo porque foram originais e escreveram com enorme talento. Mallarmé foi considerado "um mestre/inventor da poesia do século XIX, o inaugurador em termos estruturais da verdadeira poesia moderna. Baudelaire, por sua vez, depois de escandalizar a sociedade francesa com a publicação de "Les fleurs du mal" "inventou uma nova estratégia de linguagem, incorporando a matéria da realidade grotesca à linguagem sublimada do Romantismo, criando, assim, a poesia moderna." Alguns poemas desse livro datam de 1841.

Quando surgiu o Modernismo no Brasil, a Europa já estava retornando à forma "clássica de escrever", mostrando que o Brasil sempre foi retardatário nessa evolução, e hoje, podemos dizer, depois desses eventos aqui supracitados, que existe de fato a verdadeira liberdade que começou no fim do século XVIII com a escola romântica, sofreu um retrocesso, nesse aspecto, com o Parnasianismo, e apareceu retumbante a partir da erupção modernista. Desse marcante movimento, destacam-se poetas de renome de variados estilos como, por exemplo, citando alguns líricos, Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira e Augusto Frederico Schmidt; os espiritualizados, Cecília Meireles, Jorge de Lima e Murilo Mendes; e os menos líricos mas não menos talentosos, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto.

E nessa tensão entre os opostos, entre o grotesco e o sublime, como entre duas cargas elétricas que se atraem, "com um desejo maciço e permanente" que há entre um anjo e um demônio, entre a doença e a cura, criando um sentimento erótico profundo, eclodiu a poesia moderna, entre ósculos e amplexos!