Ensaio sobre a gagueira

     As características mais reconhecíveis do desenvolvimento da gagueira são as repetições, prolongamentos e bloqueios na fala das pessoas. As pessoas que gaguejam podem também sofrer tensão muscular durante a fala e exibir comportamentos secundários, como tiques e caretas. As pessoas que gaguejam, muitas vezes, reagem à sua experiência de gagueira com ansiedade, frustração e constrangimento. Frequentemente, elas também antecipam que podem gaguejar e, como eu fazia, tomam ações proativas para evitar gaguejar, eliminando sons ou situações. Alguns podem também desenvolver crenças e pensamentos que não ajudam, sobre si próprios e sua capacidade de comunicar-se com os demais, como achar que não terão sucesso na vida ou que não conseguem falar adequadamente.

    É amplamente aceito que a gagueira é um distúrbio complexo do neurodesenvolvimento onde estudos com imagens dos neurônios de crianças e adultos que gaguejam indicam mau funcionamento em áreas do cérebro responsáveis pela sincronização dos movimentos e controle motor especializado como a produção da fala, chamadas de circuito corticobasal gânglio-tálamo-cortical. Mas o desenvolvimento cerebral pode ser moldado pela experiência e por isso, as anomalias da conectividade cerebral entre os adultos que gaguejam podem ser resultado da sua experiência de gaguejar, sem que contribuíssem para o início da gagueira.

 

https://gagueira.org.br/gagueira-etiologia/o-que-causa-a-gagueira

 

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 24/02/2023
Reeditado em 24/02/2023
Código do texto: T7726787
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.