BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS

CONVITE À ORAÇÃO 5 - I João. 4, 9 -"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco; em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele.” (Bíblia Sagrada -Ed. Ave Maria) Nesse mesmo capítulo, João, o evangelista, fala-nos que a perfeição do Amor está em sermos amados por Deus, em permanecermos Nele, confiantes e sem temor! Em O Livro dos Espíritos, questão 625, Kardec pergunta qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo. Os Espíritos responderam "Jesus". Sim, o Filho do qual fala João. Sim, único, único a servir de guia e "modelo da perfeição moral” que a humanidade pode pretender sobre a Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão da Sua Lei, porque Ele estava animado de Espírito divino e foi o ser mais puro que apareceu sobre a Terra. A Boa Nova de Jesus nos oferece paz porque é esclarecedora e, acarreta responsabilidade porque é libertadora. Jesus encarnou, desencarnou e ressuscitou sob os auspícios do Pai, proporcionando-nos a oportunidade de um significativo progresso nesse planeta: “...para que vivamos por ele". No versículo 9 deste capítulo, João diz que "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor". AMOR PODER, que transforma, que purifica, que eleva - não esse sentimento humano que confundimos com amor - e Jesus foi e é a mais pura expressão do AMOR a encarnar na Terra! O amor que Jesus dedica à humanidade, João relata com maestria no seu Evangelho. João 10 - O bom pastor: "o bom pastor entrega sua vida pelas ovelhas.", “ama até o sacrifício”. Então, pode-se verificar em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no Capítulo 5, “Bem aventurados os aflitos”, no item 26, que trata do verdadeiro cilício, onde os espíritos ao esclarecerem sobre as provas voluntárias, dizem: “Pois, se Jesus disse: “Bem-aventurados os aflitos”, haverá mérito em procurar, alguém, aflições que lhe agravem as provas, por meio de sofrimentos voluntários? A isso responderei muito positivamente: sim, há grande mérito quando os sofrimentos e as privações objetivam o bem do próximo, porquanto é a caridade pelo sacrifício; não, quando os sofrimentos e as privações somente objetivam o bem daquele que a si mesmo as inflige, porque aí só há egoísmo por fanatismo.” Enfim, quando o homem impõe a si mesmo um sofrimento em prol de amenizar o de outrem essa é a verdadeira oblação de si mesmo. Dessa maneira, não é tolice acreditar-se fervorosamente que Jesus Cristo é o CORDEIRO DE DEUS que tira o pecado do mundo. No capítulo 10, João coloca em ênfase a identidade de Jesus, relatando o episódio onde o próprio Cristo manifesta "Eu e o Pai somos um". (O Novo Testamento. FEB) Quem observa Jesus, observa a Lei de Deus; quem o busca, busca o Reino de Deus; quem o escuta, escuta a Palavra de Deus; quem o estima, estima os tesouros do céu; quem o ama, ama Aquele que divide consigo a experiência terrestre. Assim, sejamos todos como "ovelhas" do bom pastor, às quais Ele oferece palavras de vida eterna e ouvindo-as o seguimos.