O fenômeno Mal de Simioto

O que é mal de simioto?

Um dos males que costuma afetar muitas crianças, é o mal de simioto, ou mal da tesourinha, que deixa a criança abatida, desnutrida, que a faz definhar de maneira à se assemelhar a um macaco; daí a palavra simioto. O nome “tesourinha” refere-se a uma marca que pode ser vista na base da espinha dorsal da criança, em forma de uma tesoura aberta. Mesmo em tempos atuais, com os avanços da tecnologia e com os mais modernos recursos de que dispõe a medicina do século 21, a cultura das rezadeiras, ou benzedeiras, ainda resiste. Se em número menor nas grandes cidades brasileiras, no interior do país ainda há pessoas que rezam e acreditam na cura por meio da palavra.

As rezadeiras, ou curandeiras, desempenham, no imaginário popular, o papel de milagrosas, principalmente onde a questão religiosa é muito forte. As pessoas vão às rezadeiras em busca de algo sobrenatural, acima delas, como se as curandeiras tivessem o poder mágico de curar, e daí a cura pela crença, pela fé.

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 01/02/2023
Reeditado em 01/02/2023
Código do texto: T7708775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.