Os 10 mandamentos da Qualidade
Os 10 mandamentos da Qualidade
01 - Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu trabalho cada vez mais produtivo. Relaxe. Ouça uma música. Lembre da peraltice do filho ou do gato de estimação.
Pensar positivo é Qualidade.
02 - Ao entrar no prédio, cumprimente cada um que lhe dirige o olhar, mesmo não sendo colega de sua área ou vizinho do mesmo andar. Se estiver de mãos vazias, pelo menos segure a porta para quem está cheio de embrulhos.
Ser educado é Qualidade.
03 - Seja metódico ao abrir seu armário, ligar seu terminal, disponibilizar os recursos ao seu redor.
O mesmo vale nas tarefas domésticas, na escola ou mesmo no clube aonde vai se divertir. Comece relembrando os fatos de ontem.
Ser organizado é Qualidade.
04 - Não se deixe envolver pela 1a. informação de erro recebida de quem talvez não saiba todos os detalhes. Junte mais dados, que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto. Não se deixe envolver pelas fofocas, que podem, em 1 minuto, destruir amizades de longos anos.
Ser prevenido é Qualidade.
05 - Quando for abordado por alguém, tente adiar sua própria tarefa, pois quem veio lhe procurar, deve estar precisando bastante de sua ajuda e confia em você. Ela ficará feliz pelo provável auxílio que você possa dar. Nunca diga : “Não sei” sem pelo menos tentar pelo menos uma vez. Com certeza esta é uma chance de aprender algo novo. Ser atencioso é Qualidade.
06 - Não deixe de alimentar-se na hora do almoço. Pode ser até um pequeno lanche mas respeite suas necessidades humanas. Não absorva gorduras que estragam seu organismo. Nossa terra nos oferece ricas opções de alimentos saudáveis. Aquela tarefa urgente pode aguardar mais 30 minutos. Se você adoecer, várias tarefas terão de esperar sua volta. Menos aquelas que vão atolar o colega. Se a visita só vem à noite, pode lavar a louça do almoço depois da soneca de Domingo.
Respeitar a saúde é Qualidade.
07 - Dentro do possível, tente se agendar (tarefas comerciais e sociais) para os próximos 10 dias. Não fique trocando datas a todo momento, principalmente a poucos minutos do evento. Lembre-se que você afetou o horário de vários colegas ao programar uma reunião para antes do almoço. Desmarcar o dentista 30 minutos antes, não evita o prejuízo dele, pois não dá tempo dele encaixar outro cliente no horário que ficou vago.
Cumprir o trato é Qualidade.
08 - Ao comparecer a estes eventos, leve tudo o que for preciso para a ocasião. Principalmente suas idéias. Divulgue-as sem receio. O máximo que pode ocorrer, é alguém poderoso (ou um grupo) não compra-la. Em 2 ou 3 meses, talvez você tenha chance de mostrar, com maior ênfase, que estava com a razão. Saiba esperar. Vá no próximo elevador. E não esqueça o cheque do dentista.
Ter paciência é Qualidade.
09 - Não prometa o que está além do seu alcance só para impressionar a quem lhe ouve. Se ficar devendo um dia, vai arranhar o conceito que levou anos para construir. Não somos computadores para realizar centenas de tarefas simultaneamente. Nossas habilidades manuais e velocidade de raciocínio e execução devem ser usadas de forma adequada, colocando em primeiro plano, nossa (e dos que estão à nossa volta) segurança física. Falar a verdade é Qualidade.
10 - Na saída do trabalho, esqueça-o. Pense como vai ser bom chegar em casa e rever a família que lhe dá segurança para desenvolver suas tarefas diárias com grande equilíbrio, além de mante-lo(a) uma pessoa em paz com o Mundo. Mostre interesse pelo que cada membro fez ao longo do dia. Conte-lhes (resumindo) como superou algum problema complicado no seu escritório. Deixe de ver a novela para brincar com seus filhos.
Amar a família é a MAIOR Qualidade !