NINGUÉM TIRA NINGUÉM DA ESCURIDÃO, NINGUÉM SALVA NEM LIBERTA NINGUÉM!

Ninguém tira ninguém da escuridão, nem Lao Tsé, nem o Buda Sidarta Gautama, nem Jesus de Nazaré, nem Osho. Ninguém salva nem liberta ninguém!

Judas traiu Jesus. Pedro disse três vezes que nem conhecia Jesus. Um dos filhos biológicos do Mahatma Gandhi, apesar do exemplo admirável do pai, tornou-se um mau-caráter. A mulher da confiança de Osho fez tudo ao contrário do que Osho ensinou.

Seres humanos matam seres humanos em nome de Deus. Filhos matam os pais. Pais matam os filhos. Parentes roubam, perseguem, odeiam e matam parentes.

Os Sábios ajudam, se o indivíduo quiser ser ajudado, mas é cada indivíduo quem salva, liberta ou condena a si mesmo, o responsável por viver na escuridão ou na Luz .

Marco Aurélio, o imperador-filósofo, escreveu: "Você pode prender a respiração até ficar azul, que eles continuarão a fazer o que fazem" (Meditações, VIII, 4). Em outra das várias traduções existentes, está assim: "Você pode explodir de indignação, que os homens continuarão a fazer as mesmas coisas". Em outra tradução, encontra-se assim: "Os homens não deixarão de fazer exatamente o que fazem, ainda que te arrebentes pregando o contrário". Em outra das diversas traduções, assim está: "Considera que os homens farão as mesmas coisas, ainda que te lances sobre eles enfurecido". Essas versões bastam para compreender bem essa verdade.

Um dos filhos de Marco Aurélio, apesar do bom coração, da retidão e da sabedoria do pai, não foi um homem bom. O que fazer então? Epicteto, Marco Aurélio e Sêneca nos ensinam a aceitar com serenidade o que não depende de nós. Aliás, o próprio Sêneca foi condenado à morte pelo seu aluno Nero, e não conseguiu remover a maldade de Nero. O aluno (Nero) obrigou o professor (Sêneca) a se matar.

Lao Tsé nos ensina a viver na Paz, na Sabedoria, na Felicidade. Ah! Lao Tsé, na velhice, admitiu que é impossível mudar o mundo. O que ele fez? Sumiu (rs). Ninguém mais o viu. Na saída, um guarda pediu que ele deixasse um livro com seus ensinamentos. Lao Tsé escreveu então o Tao Te Ching.

Os Sábios e a Vida nos ensinam. Muito obrigado, Vida!

Pastos Bons/MA, 20 de janeiro de 2023.

Texto produzido e escrito por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 20/01/2023
Reeditado em 20/01/2023
Código do texto: T7699735
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.