O DIABO NO PSIQUIATRA POR CRISE DE INDENTIDADE

*Por Antônio F. Bispo

Segunda Feira, 9 de Janeiro de 2023.

Depois de quase 2 milênios sem comunicação direta, o Diabo procurou Deus para conversar.

Disse o Senhor:

-De onde vens Satanás?

Com um misto de aborrecimento e respeito, ao modo bíblico ele deu a resposta de praxe:

-De rodear a terra e passear por ela...

O Senhor completou:

-Vistes o meu servo J...

Bruscamente o Maligno O interrompeu. Imaginou que fosse reprisado uma de suas conversas anteriores que iniciara de igual modo.

Sacudindo uma das mãos e para trás, o capeta com voz embargada e um ar de quem deseja logo se livrar de um fardo pesado, foi logo dizendo:

-Ah, pode parar.... Sem firulas por favor! Já tivemos esse diálogo 5 mil anos atrás. Naquela ocasião tu me destes permissão para tocar na vida daquele homem honesto, feliz, sábio e cheio de saúde. Eu o torturei por anos e de várias formas. Mesmo assim ele não te negou. Não precisa passar na minha cara, revivendo esse infame episódio que acabou por manchar minha reputação!

Disse Deus:

-Ummmm... Não era sobre esse caso que eu ia falar. Achei que você ia se referir a uma outra pessoa que também se diz meu servo, não tira meu nome da boca, e cuja inicial do nome igualmente começa com a letra J (jota). Ele até foi elevado recentemente à categoria de messias e diferente do outro, ele tem recebido adoração como se fosse uma santidade.

Deus cessou a fala assim que notou que era justamente sobre esse assunto que o seu arqui-inimigo (e parceiro nas horas vagas) viera tratar.

À fim de não demonstrar frustação diante do seu algoz por sua má escolha ele silenciou, para que o Diabo (como sempre) a levasse a culpa por suas ações e omissões, afinal esse era o papel daquela entidade.

Eles se encararam por alguns segundos (que mais pareciam uma eternidade), esperando para ver qual dos dois prosseguiria no enfadonho tema, assunto que por sinal, incomodava o próprio criador. Aquele filho bastardo era um problema para ambas as partes e algo precisava ser feito.

Visualizando um trono vazio ao lado de Deus, o Diabo nem perguntou se podia sentar. Desabou ali com todo o peso do corpo, pôs o cotovelos em cima dos joelhos e a cabeça entre as palmas das mãos. Daí começou a soluçar a lamentar-se.

Era visível em seus aspecto uma possível crise de identidade. Viera à procura do Criador de todas as coisas para redefinir o seu papel no mundo dos homens. Por quase 2 mil anos “sofrera” em silêncio, mas já era hora de desabafar.

Chorou copiosamente e após se recompor, esticou-se para deitar no trono. Primeiro ficou em posição fetal, confuso e aflito. Depois relaxou e ficou como se estivesse num divã celestial e Deus fosse o seu psiquiatra, apesar de inimigo (e parceiro) de longas datas.

Como tudo nos céus é mágico, logo o trono se adaptou ao tamanho e propósito para acomodar o Opositor de Deus. Entre suas várias faces caricatas feita pela igreja católica e evangélica, eles escolheu estar ali na forma de Lúcifer, o anjo magnifico, o ser de luz, para não causar pavor aos outros seres celestiais ali presente.

Ele começou a narrar suas lamurias dos últimos dias, olhando absorto para o infinito, como se estivesse perdido nos próprios pensamentos.

Ele contou que aqui no Brasil estava sendo desmoralizado, trocado, esquecido...já não sabia mais qual era o seu papel. Por isso viera tirar à limpo todas as conversa que circundava nos “recintos santos”, afirmando que ele já não era mais o mesmo diante de alguns concorrentes que sugira sem aviso prévio.

Um dia antes Ele havia sido surpreendido por cenas dantescas em sua TV infernal. Cenas de gente quebrando tudo na capital federal e não era ele o motivador de tais intentos. Era o povo que nos últimos 4 anos viviam a repetir DEUS, PATRIA e FAMÍLIA como bandeira. O Diabo pensou se tratar de uma nova entidade (ou trindade) maligna e foi buscar seu lugar de direito.

Irritado começou a falar:

-Então Deus, afinal, qual o meu papel nesse mundo? Estou confuso. Nem sei mais quem eu sou e qual a minha missão. Não era meu o papel de atormentador dos povos cristãos? Não era minha a função de trazer embaraços, dúvidas, tropeços e todo tipo de desgraça? Por que me trocastes?

Fazendo-se de rogado Deus falou calmamente:

-Não sei do que você está falando... Sejais mais específico! Só posso te ajudar se souber de fato o que te afliges!

-Não sejais sonso! Tu sabes o que vim falar, afinal, eu nem deveria estar me expressando verbalmente, pois tu sabes o que todos irão dizer ainda antes que venhamos pensar, não é mesmo?

Sem querer negar ou afirmar, deus apenas ordenou:

-Prossiga!

Com cara de choro e olhando para o nada, o Diabo voltou a falar:

-Primeiramente, declare em alto e bom som. Quero ouvir de sua própria boca a máxima de que ainda sou o Diabo e que a minha função ainda é a mesma.

Todo sério e com tom de juiz de comarca em fim de caso, Deus lhe assegurou:

-Sim. Com toda certeza. Tu és o Diabo e a tua função principal é matar, roubar e destruir!

Nesse instante, um misto de alívio surgiu no rosto do maligno. Imediatamente essa expressão transformou-se em dúvida, logo depois ele irrompeu em tom raivoso:

-Ah, é mesmo? Tens certeza de que não fui substituído? Então me diga o que foi aquilo que ocorreu ontem em Brasília, a capital do Brasil? Quem estava por traz daquilo tudo? Se não eras eu, se não eras Tu, então quem era? Quem estava no comando daqueles atos de vandalismo, ódio, depredação, sabotagem, vanglória, manipulação dos fatos e das forças de paz? Por pouco um policial e seu cavalo não foram mortos à paulada. Quem foi o autor de tudo aquilo, me diga? Quem, a não um de nós dois poderia estar por detrás de tamanha maldade? Desembucha...

Nesse instante Deus olhou com seu olhar fulminante para o ser infernal ali indefeso e aturdido. Teve pena, mas para não perder sua postura de autoridade, externou:

-Êeeeepa! Alto lá! Cuidado com esse tom de voz ai rapazinho! Ainda mando nessa coisa toda! Pra que não venha esquecer, sou o grande Eu sou, o maiora, etc, etc...

Daí em diante, Deus passou quase 3 minutos relembrando ao Diabo todos os super-títulos que os teólogos cristãos e a igreja católica lhe haviam dado ao longo de quase 17 séculos, fora tantos outros que os judeus haviam Lhe outorgado ou copiado de outras entidades cananeias e sumerianas. Ele gostava disso.

Mesmo sabendo ser tudo isso apenas um constructo folclórico de povos primitivos e que de fato nenhum ser vivo nunca o vira fazendo uso de tais poderes ou representando nenhum destes atributos, mesmo assim, ele se embebedava com tanto louvor.

O Diabo teve de romper o seu devaneio e trazê-lo de volta à realidade:

-Tá bom, tá bom...Sei que tu és eterno, três vezes santos e tudo mais… Só que você ainda não respondeu minhas perguntas: Quem de fato estava por trás dos ataques terroristas de ontem no DF? Quem comandou aquela baderna toda? Não sou Eu o príncipe das trevas? Aquelas asneiras não foram comandadas por mim. Então quem foi?

Deus continuava em silêncio...

Ele prosseguiu:

-Por acaso me substituístes por Miguel, Gabriel, Rafael ou algum outro dos 7 arcanjos? Fiz algo de errado para ser trocado por algum destes?

O silencio de Deus foi a resposta...Não era de se admirar. Ele é perito nessa arte. Faz isso desde sempre. Só os paranoicos são capazes de escutar sua voz e obter respostas diante de um diálogo com ele. O diabo ainda parecia manter lucidez e por isso estava ali face a face para não parecer insano.

O Diabo prosseguiu:

-Já sei! Fui substituído pelo Exu Caveira ou o Tranca Rua não foi? Como pôde me trocar por entidades inferiores a mim? Não fui fiel ao meu propósito? Deixei algo a desejar?

Deus teve curiosidade e perguntou:

-De onde tirastes esta ideia? Não, claro que não! Estas entidades ainda estão sob vosso poder. Tu as controla e diz o que fazer, como fazer e quando fazer. São seus auxiliares, não meus.

Meio aliviado o Demônio retrucou:

-Então como explica o fechamento das ruas, rodovias, aeroportos e tantas outras estradas vicinais do Brasil após o dia 31 de Outubro passado? Como explica todas aquelas mortes, prejuízos e danos causados pela paralisação intencional do tráfego por conta daquela gente vestida de verde e amarelo gritando o Seu nome o tempo inteiro? Eles oravam nas estradas, cantavam louvores a ti e até para os muros dos quarteis. Até um pneu usado de caminhão recebeu louvor, foi citado, fez história e eu não... A mim nada foi atribuído. Eles citaram o seu nome, o nome de alguns políticos e outros temas ilusórios, mas esqueceram de mencionar que também sou o causador das moléstia entre os homens. Diga então se não fui deixado para trás...

-Afirmo que não fostes. Afirmo que eu não estava ali. Afirmo ainda que pensei ser tu o causador de todo aquele fuzuê.

Dito isto em tom de seriedade, o criador apontou um espaço vazio à frente do maligno e com um estalar de dedos abriu um portal na frente de ambos. Para provar que o Diabo não havia sido traído em suas funções, Deus fez surgir ali na tela duas entidades que estavam sendo acusadas de traição pelo próprio diabo. Elas foram pegas de surpresa, foram questionadas diante do Todo- Poderoso e de seu inimigo igualmente sagaz.

As criaturas negaram veementemente.

Deus já sabia disso, mas só queria tranquilizar seu compatriota, afinal, ele fora seu maior escudeiro no passado até ser destituído do cargo. Havia perdido a grandeza, não a majestade. Segundo o próprio Deus (na forma de Cristo) deixou de ser o príncipe da luz e passou a ser chamado de Príncipe das Trevas. Ainda assim era da realeza.

Houve ali um momento de alívio. A suspeita de que fora destituído sem aviso prévio por parte do criador começava a espairecer. O Diabo sentia-se levemente feliz, se é que se possa assim dizer.

De forma menos tensa, o diabo prosseguiu com seu discurso:

-Então Deus, não vai me dizer quem se atreve a ameaçar nossos domínios? Que homem ou entidade pretende nos destituir?

O Senhor desviou o olhar do seu “paciente”. Ficou igualmente absorto, pensando qual seria a resposta ideal para descrever o perigo que crescia diante dos olhos deles.

Disse Deus:

-Então...misture religião, política, fanatismo, baixa escolaridade, ociosidade senil, paranoias diversas e submissão irrestrita a militares e pastores evangélicos...

O diabo rregalou os olhos e disse:

-Está falando dos Cruzados? Eles já não existem há mais de 7 séculos!

Deus soltou uma lufada de ar e com o tom pesaroso falou:

-Não! Estou falando do Patriota Conservador ...É um novo mal que se avizinha. Foram eles que fizeram tudo aquilo ontem! Você tem passado tempo demais nas profundezas, tem enviado suas entidades para fazer o serviço sujo e não tem notado as mudanças ocorridas aqui na superfície. Algumas cepas do ódio e malignidade evoluíram, tomaram vida própria e estão nos fugindo ao controle. Se a coisa continuar desse jeito, até nós dois seremos extintos...

....

CONTINUA!

Texto escrito em 15/1/23

*Antônio F. Bispo é graduando em jornalismo, Bacharel em Teologia, estudante de religiões e filosofia.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 15/01/2023
Código do texto: T7695805
Classificação de conteúdo: seguro