VAMOS ORAR...

*Por Antônio F. Bispo

No último dia 20/12/22 ocorrera (acredito) a última aparição pública do casal Jair e Michele Bolsonaro como mandatários desta nação.

Como não podia deixar de ser, eles se apresentaram ao “povo do cercadinho”, se dispuseram à débil veneração costumeira entre os mais abilolados e antes de sair, a primeira dama ajoelhou-se no gramado, fez cara de choro, curvou a cabeça e começou a balbuciar palavras soltas e ininteligíveis.

Parecia estar chorando, orando ou fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.

Essa não foi a primeira vez em que ela fizera tal teatro e nem tão pouco será a última (caso ainda ocupe alguma função relevante junto aos aliados que ajudara a eleger).

Dezenas de outras vezes esta senhora fora vista fazendo algo parecido.

O dia mais marcante quem sabe tenha sido aquele em que o “Mitonça” obtivera uma cadeira no supremo por intermédio (indicação) do Jair.

Nessa ocasião a mesma irrompera em “línguas estranhas” diante das câmaras enquanto se deixava gravar, tornando patético um ato que aparentemente deveria ter sido encarado com mais sobriedade. O mínimo que conseguiu fora ser inserida numa variedade de memes.

Fora isso, inúmeros outros registros em que seus apoiadores foram flagrados (ou fizeram questão de ser) orando (rezando) no meio da rua, em palanques, em passeatas e mais recentemente nos acampamentos golpistas (digo patriota, srsr).

Até a Srta Kiss fora vista mais de uma vez profanando este ato (o de orar), tornando-o tão vil quanto as intenções daqueles que estando no poder, manipulam os fatos em causa própria em detrimento do vexame alheio.

Afinal, qual o problema de orar o tempo inteiro, com qualquer pessoas ou em todo lugar? Tem algo ou alguém que impeça ou condene isso? Será que tem? Rsrsrs.

Vejamos...

Por mais incrível que pareça, uma das primeiras pessoas (senão a mais incisiva) a condenar esse tipo de atitude foi justamente o Próprio Jesus.

Ele mesmo. Aquele qual dizem ter sido morto num madeiro e ressuscitado ao terceiro dia, o Filho da Virgem Imaculada, o Próprio Deus em Forma Humana.

Quem diria né? Que coisa estranha? Parece até que eles nem leem a bíblia...Rsrs.

Por mais fantasiosa que seja a estória do cristo cristão, não podemos negar que vários de seus ensinamentos são úteis, até por que sendo este um objeto de ficção, presume-se que o que ele supostamente “ensinou” fora dito por outra pessoa, um sábio qualquer, um filósofo, um jurista ou alguém de elevado caráter.

Somente partindo do pressuposto de que o Cristo foi real é que podemos usar a bíblia para combater os crentes (fanáticos e hipócritas) e mostra-los o quão distantes eles estão daquele qual dizem ser o seu guia, mestre e senhor.

O capítulo 6 de Mateus é dedicado a “arte de orar”!

Jesus ensinava o que fazer ou dizer, bem como aquilo que deveria ser evitado nesse processo. Caso contrário, o que deveria unir o homem a Deus (orar), seria usado como objeto de repúdio e ao invés de alcançar a sua graça, o fiei alcançaria a sua ira.

São mais de 30 versículos desse capitulo destinados a orientar o pedinte.

Por mais medonho que isso soe, o que mais aborrece a deus é justamente o que eles (os patriotas nos acampamentos, evangélicos e hipócritas em geral) estão fazendo: ORAÇÃO EM PÚBLICO, VERBALMENTE AUDÍVEL E COM REQUINTES DE ESPETÁCULOS.

Além disso, ele falou que o ato de pedir perdão a deus pelos nossos pecados só seria válido se de igual modo fôssemos capazes de perdoar aos que nos tem ofendido...

Imaginem só: a pessoa além de não ser capaz de perdoar os outros, lhes desejam mal e cria falsas narrativas. Como se não bastasse, as espalham nos grupos e em meios massivos de comunicação como se isto fosse algo verídico, mesmo sabendo que não é!

MAS O QUE É ISSO.... Esse povo é doido ou se faz?

Fosse Deus verdadeiro, essa patuscada não teria nem começado, quanto mais durado 60 dias ou 4 anos inteiros! Se a ideia era enaltece-lo de alguma forma, tais falas e ações só o tornam diminuto na boca dessa gente.

O restante do capítulo (MT 6) é todo orientando a como se relacionar como nossos semelhantes.

Aliás, O EVANGELHO inteiro, ou seja, AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO e tudo aquilo que supostamente fora dito por Jesus se resumem em tratados sobre como lidarmos uns com os outros.

Ele arguiu sobre o que fazer e o que evitar para a prevalência da paz e da harmonia, bem como para a implantação de um reino de Justiça e paz entre os povos.

Isso sim deveria ser matéria de estudo e base ativa de todo cristão e não essas babaquices de criar igrejas, ir todos os dias aos cultos, dar o dízimo aos pastores, tornar sacro objetos fúteis ou dizer AMÉM pra tudo o que os líderes religiosos ordenam.

Como respeitar o outro é bem mais difícil... quanto mais imbecilidades se criam em torno da ideia do sagrado, mas hipócritas se juntam em torno dessa trupe.

Eles acreditam que cumprindo ritos intermináveis e penitencias inúteis estão de fato agradando a deus, quando o mínimo que ele pediu foi:

-SE RESPEITEM; AMEM-SE; EVITEM MENTIRAS E FALEM A VERDADE...

Como em qualquer outro texto bíblico, as pessoas (crédulos, fanáticos e canalhas) retiram dos escritos somente aquilo que dimensionam seus ideais pífios e desprezam todo o restante. Com essa passagem não seria diferente.

Eles preferem enrolar o corpo ou a cabeça em um símbolo nacional, exaltar os militares, citar frases de efeitos e vociferar slogan doentios, do que ir à fundo naquilo que de sagrado dizem defender (se é que realmente creem na bíblia).

É pra provocar o Deus qual dizem servir? Será inocência? Estão mostrando às “pessoas sem deus” que de nada valem o credo que veneram? Só pode...

Mijam, pisam e cospem no próprio conceito de sagrado e depois vão orar pedindo misericórdia e deus, para que ele retire os “os comunistas” do poder, sendo que os tais ainda nem assumiram e quem governa até o presente momento é justamente o “messias escolhido”.

Quanta maluquice!

Lógico que deus jamais vai responder esse tipo de gente (até por que deus nunca respondeu coisa alguma. Tudo reside na cabeça do fiel).

Com o “silêncio de Deus” dirão então que sua vontade fora feita ou que o diabo atrapalhara os planos divinos e por isso vão se preparar ainda mais para enfrenta-lo num futuro próximo...

Não sei não...mas as vezes penso que o lugar de certas pessoas que vivem a fazer coisas assim deveria ser no manicômio, não na frente dos quartéis...

No texto supra citado Jesus disse em alto e bom som:

-NÃO OREM EM PÉ; NÃO FALEM ALTO SUAS INTENÇÕES; OREM EM SEGREDO POR QUE DEUS TUDO ESCUTA; NÃO TENTEM CHAMAR A ATENÇÃO DE OUTRAS PESSOAS; EVITEM ORAR NAS RUAS, NAS ESQUINAS E NAS PRAÇAS; NÃO USEM PALAVRAS VÃS; e NÃO SEJAM REPETITIVOS...

Está tudo tão claro! Seria preciso desenhar?

Lógico que não, pois tais palavras tem sido pintadas e representadas por meio de teatros, filmes e musicais há quase 1700 anos...Não aprendem por que não querem!

Já disse mais de uma vez em outros textos que escrevi, que os maiores inimigos da igreja (da bíblia ou daquilo que as religiões chamam de sagrado) não são o ateus, os devassos, os ímpios ou nem tão pouco os “inimigos do evangelho”.

Aquilo que mais mata, destrói ou aleija os sacros conceitos religiosos é justamente aquele que fingindo-se de crente (santo, profeta, homem de deus, pastor, etc.), usa do sagrado para ocultar suas intenções ou valendo-se de termos santificados, consegue conduzir à banalidade multidões inteiras de fieis. Estes, apesar de em certos casos possuírem boas intenções, se tornam abilolados, hipócritas e profanadores daquilo que tanto estimam.

Acredito sem sombra de dúvida que o governo atual (que em 7 dias uma terá fim), quebrou todos os recordes recentes no quesito HIPOCRISIA, banalização da moral e sacralização do banal.

Orar (ainda que de certa forma ineficaz) tem sido algo feito pelos agrupamentos humanos há milhares de anos.

Diante do medo, desespero, ganancia, soberba, inveja e ira descomunal as pessoas oram.

Rezam também quando querem parecer importantes (mesmo não sendo), e quando querem parecer úteis, mesmo quando imprestáveis e descaradamente antagônicos aos próprios interesses externados.

Orar tem se tornado a forma mais simples e barata de não fazer nada e mesmo assim parecer que fez muita coisa.

É o meio mais comum de um pateta, débil e desequilibrado “aumentar de tamanho” quando visto por outras pessoas manipuláveis.

Um dia num futuro próximo, ao lembrar de como a palavra ORAR fora utilizado por esses “aloprados de porta de quarteis” e pelos vendilhões da fé que o cercam, estimulam ou manipulam, as pessoas irão ressignificar esse termo ou quem sabe, de forma mais prática e evoluída irão partir para AÇÕES ao invés de ficar apenas nas orações.

Mais vale um sábio fazendo algo do que um bilhão de fiéis orando para que este algo venha ser feito.

Revejam Sempre Seus Conceitos!

Saúde e Sanidade à Todos!

Texto escrito em 25/12/22

*Antônio F. Bispo é graduando em jornalismo, Bacharel em Teologia, estudante de religiões e filosofia.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 25/12/2022
Código do texto: T7679427
Classificação de conteúdo: seguro