Poeta gótico Lord Byron tivera poliomielite ?

     Conta-se que ele nasceu com uma deformidade no pé direito, por provável contaminação de doença contagiosa, aguda, causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar paralisia. Seus dedos eram voltados para dentro, o que lhe dificultava muitas tarefas. Seu pai lhe disse que nunca andaria direito, muito menos correria. Mas Lord Byron nunca se rendeu. Já adulto, seu jeito de andar aliado à personalidade colérica lhe deram uma forma única de caminhar, considerada muito elegante (e sim, chegou a correr). Ele nunca sentiu vergonha desta enfermidade, até pelo contrário. Quando as pessoas debochavam de seu pé, Byron se enchia de orgulho e respondia: “Quando um membro se debilita, sempre há outro que o compensa”: "Pois ele será como a árvore plantada junto às correntes de água, a qual dá seu fruto na estação propícia, e tudo quanto fizer prosperará".

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 24/10/2022
Reeditado em 24/10/2022
Código do texto: T7634480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.