Tulipas de Leida e a destruição em massa

     Leida, também conhecida em português como Leiden, é uma cidade e comuna neerlandesa localizada na província Holanda do Sul, é a quarta cidade mais populosa da província, depois de Roterdão, Haia e Zoetermeer. Seguindo Marx, devemos olhar por trás dos acontecimentos superficiais de uma recessão (slump) ou de um crash financeiro como aquele dos grandes contratos futuros de tulipas. A lei de Marx proporciona uma explicação das causas finais de crises e situa-se ao nível de abstração mais profundo, do capital em geral, mas num nível mais raso, do capital em competição com outros capitais, que depende de para onde os capitalistas estão a dirigir o valor excedente de que se apropriaram, os disparadores de uma nova crise podem ser muito diferentes. Em Amsterdam, houve contratos futuros de tulipas; e em 2008, foi a banca sombra, derivativos de hipotecas e uma bolha da propriedade. Em 1638, a crise afetou apenas partes da Europa; em 2008, o mundo entrou em crash. mas como a comunicação tentou argumentar, a lei da lucratividade de Marx está a um nível de abstracção elevado tal como a lei da gravidade de Newton e não ao nível superficial como contratos de tulipas ou instrumentos financeiros de destruição em massa.

 

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 10/10/2022
Código do texto: T7624133
Classificação de conteúdo: seguro