TE VENDEM UMA COISA, TE ENTREGAM OUTRA, E VOCÊ AINDA É PROIBIDO DE RECLAMAR!

*Por Antônio F. Bispo

Quando você entra (ou é convidado a entrar) para uma igreja, tem-se a impressão de que ali você aprenderá e viverá coisas boas, algo que faça de ti uma pessoa virtuosa. Estima-se que você se tornará uma pessoa melhor para si e para o local onde vives e que estarás rodeado de gente igualmente boa, comprometida com o respeito, com a ética, compaixão, civilidade, moralidade, vida plena, auto controle e compaixão.

Só que não!

A depender do local onde você passou a frequentar, o que se vê é gente mesquinha, preconceituosa, racista, insensível, presunçosa ou que passam o dia todo dando conta dos outros enquanto esquecem de cuidar da própria vida.

Isso não é cristianismo, não é coisa de deus, não é sagrado, não é útil e nem tampouco eleva para o bem as relações entre os homens. Se o diabo fosse real, eu diria que a maioria das igrejas trabalham para ele, não o contrário.

Boa parte das igrejas dizem possuir e ofertar às pessoas o PÃO QUENTINHO DOS CÉUS. PORÉM ELAS NÃO SERVEM NADA MAIS QUE UM ESCREMENTO PODRE DO INFERNO.

Fazem isso todos os dias com muito orgulho e não se dão conta que estão combatendo aquilo que justamente alegam defender.

Dizem para não se apegarem às coisas terrenas, enquanto inflamavam o povo com uma ambição doentia, incentivando-as a doarem tudo o que tem para ganharem em dobro de deus, transformando aquele local em casa de apostas.

Condenavam a ciência, as tecnologias e meios de comunicação em geral como se estas fossem do diabo só por que não podiam tirar proveito delas. Quando enxergam oportunidades, usam-na para fortalecer o próprio império. Foi assim com o rádio, TV, internet e logo será com o meta-verso.

Condenam políticos (incluindo os corruptos), empresas, empresários e pessoas poderosas até que possam delas também tirar proveito por meio de alianças questionáveis.

Quando alcançam tal intento, transformam qualquer deles um em um santo canonizado (ainda em vida), inclusive àqueles que condenavam e malhavam publicamente. Só os “santos de deus” não percebem tal intento.

Caso não consigam o que querem da figura ilustre, voltam a demonizá-las de forma ainda mais vorás. Tendo sido a aliança concebida e desfeita por algum motivo, lança-se ao ar os “podres” do tal “profano”, para que o mesmo fique desacreditado pela igreja ou caso algum fiel “mexeriqueiro” passe a investigar por conta própria a razão de tal ruptura venha ser convencido de que o outro é que fora um monstro, um inimigo de deus disfarçado de gente boa e o tal não cumprira o que prometera. O mais provável é que tenha ocorrido o oposto disso.

Infelizmente um religioso quase nunca sabe distinguir a diferença entre ser fiel a um pensamento (ideologia) e ser capacho de um líder ou grupo de crendices a qual pertence.

Assim procuram destruir a reputação daqueles que julgam ser um opositor, mesmo quando este deseja apenas proteger (praticar) os ensinamentos aprendidos (quando se há) dentro da própria igreja ou do livro qual dizem ser sagrado.

Outro fato terrível de se de admitir ou que todos preferem ignorar, é que por maior que seja a fidelidade e servidão irrestrita de um fiel a um líder religioso ou a um ministério como um todo, se este vier a desobedecer ou questionar apenas um comando entre 10 mil deles toda reputação, moral e história de vida desta pobre alma será comprometida.

Se você serviu 5 meses, 5 anos ou 5 décadas, isso não importa. Se ajudou a igreja com dinheiro, cultura ou influencia, isso também não importa. Você conhecerás a “ira de deus” quando usares de sua inteligência para indagar comando confusos de seu líder espiritual, mesmo que este seja um bosta e todos saibam disso. Tu serás moído, esmagado e cuspido do seio da igreja como se fosse um trapo fétido.

No dia em que questionares um “ungido” ou desobedecer apenas um único ditame deste tipo barato de imperado, a vida deste fiel será virada de ponta a cabeça (tenha certeza disso), sua imagem será denegrida e até sua família e seus parentes distantes que nada tiveram a ver com sua “rebeldia”, serão importunados. Alguns correm até risco de morte. Outros acabam morrendo de forma “misteriosa” quando se desligam da fé. Principalmente os que trazem consigo segredos que não deveriam ou não queriam saber e acabou se envolvendo por fragrante indiscreto.

É assim na casa de deus, com os supostos homens de deus e com a trupe da santidade. Honestidade passa longe destes ambientes.

Como se isso não fosse o bastante, todos, absolutamente todo crente que tendo passado ao menos 6 meses em alguma igreja evangélica, caso tenha frequentado os cultos pelos menos 3 vezes por semana, já ouviu pelo menos 1 ou todas essas baboseiras que irei citar agora.

Vale lembrar que tais bizarrices foram ditas ou executadas durante o culto, como se fizesse parte do evangelho.

Em alguns casos, esses shows de horrores eram contratados ou incentivados de forma proposital pelos chefes das igrejas, pois geravam (e ainda geram) público.

Casa cheia é sinônimo de oferta e dízimos gordos, pois quando amedrontados ou iludidos os crentes costumam ficar ainda mais abobalhado, ofertando até o que não tem. E quando não tem nada a ofertarem, ofertam a si mesmo como “escravos de cristo”, em serviços voluntários para a igreja ou na casa (pessoal) do próprio pastor, servindo-o como se estivesse servindo ao todo poderoso. Às vezes é só questão de dias para que o mesmo seja substituído por um capacho ainda maior e vá chorar aos cantos ou procurar outra igreja para fazer algo parecido ou ainda pior.

Fim da parte 2.

A parte 1 desse mesmo texto chama-se “Pão dos Céus, ou excremento do inferno”? Publiquei em 11/9, caso queiram podem procurar nesse mesmo perfil.

CONTINUA...

Texto escrito em 11/9/22.

*Antônio F. Bispo é graduando em jornalismo, Bacharel em Teologia, estudante de religiões e filosofia.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 13/09/2022
Reeditado em 13/09/2022
Código do texto: T7604748
Classificação de conteúdo: seguro