Parece que o ódio não tem graça se ficar guardado

     Apesar de ser um sentimento extremamente comum e que pode emergir nas mais diferentes personalidades, a vingança tem, sim, um lado obscuro; a começar pelo fato de ser um sentimento intenso, difícil de controlar.

Acontece no cérebro das pessoas que têm a possibilidade de se vingar de uma "injustiça" e como era de se esperar, as ressonâncias magnéticas demonstraram que há uma sensação de recompensa - se ativa o núcleo caudado do cérebro, relacionado ao aprendizado e à memória. Esse é o aspecto mais imediato da vingança. A longo prazo, a sensação de mal-estar despertada pela ofensa original acaba persistindo e a tentativa de ser recompensado serve apenas para alimentar o desconforto. Isso porque, ao invés de proporcionar um sentimento de justiça, a vingança desencadeia um ciclo de retaliações. 

     A vingança reabre e agrava feridas emocionais e ao invés de punir o culpado, acaba punindo a si mesmo, caindo em um círculo vicioso, pois pessoas vingativas acabam se concentrando em sentimentos negativos, como a raiva e o ódio e fato de se vingar não é capaz de aplacar tais sentimentos, e a pessoa acaba perdendo sempre, faça o que faça. O caminho passa por encontrar uma forma mais positiva de dar vazão a esse sentimento tão natural que é a vontade de vingar, sair do binarismo ódio-vingança.