A mudança
Estava eu a divagar entre os meus pensamentos e fiquei pensando que a coisa mais difícil que existe no ser humano é mudar a sua mentalidade, vontades e hábitos. Pois a mudança em si e para si, exige um imenso e grande esforço, exige analisar a si mesmo, reconhecendo os seus valores e conflitos, erros e acertos. Que podem mudar conforme a sua necessidade ou sua ética.
No entanto analisando os nossos tais defeitos, é preciso muita coragem para lutar contra o mal em si que existe inerente no ser humano. Por isso, que é tão difícil a mudança nas pessoas. enfim, mudar exige honestidade consigo mesmo, mas é gratificante quando há e existe essa mudança e melhor ainda quando você percebe que essa mudança foi para melhor.
Todavia a pergunta primeira que todos nós devemos fazermos a nós mesmos. É a seguinte: o que realmente importa de verdade nesta vida? Sermos escravos ou sermos livres? Vivermos a viva ou simplesmente existirmos? E quando o ideal não corresponde com a realidade que almejavámos? É preciso que entendamos, que é preciso ter coragem! Para enfrentar as pessoas e as circunstâncias da vida; que vem com as mudanças que devemos fazermos em nós mesmos para mudarmos a nossa vida. Por fim, como diria o cancioneiro popular Zé Geraldo: meu compadre, meu amigo, meu irmão; escreva a sua história com as suas próprias mãos.
Zé Geraldo: Cantor e Compositor Brasileiro.
(1944)