QUEM É QUE VÊ VOCÊ COMO VOCÊ É?
Ellen J. Langer, Doutora em Psicologia, professora na Universidade Harvard, afirma: "Existem tantos pontos de vista quanto observadores... Há potencialmente tantas interpretações quanto observadores. Cada ideia, pessoa ou objeto tem o potencial de ser, simultaneamente, muitas coisas, dependendo da perspectiva de quem vê. Um bezerro é um pedaço de carne para um fazendeiro, um objeto sagrado para um hindu e uma coleção de genes e proteínas para um biólogo molecular" (livro: "Atenção Plena: como praticar mindfulness em todas as áreas de sua vida").
Isso mostra que podemos estar errados sobre o que vemos. As nossas interpretações ou opiniões não são a verdade; no máximo, são parte da verdade.
Para quem você é apenas um pedaço de carne? Para quem você é o seu bumbum? Para quem você é seu corpo? Para quem você é um corpo "feio" ou "bonito"? Para quem você é seus dois dentes "grandes"? Para quem você é pobre ou rico? Para quem você é negro ou branco? Para quem você é objeto de prazer? Para quem você é descartável? Para quem você é amável? Para quem você é o quê? Quem é que vê você como você é? Quem realmente gosta de você? Você sabe quem você é? Será que sabe? As pessoas erram e são infelizes por ignorância.
Domingos Ivan Barbosa